Walter Tosta propõe isenção de IPTU para famílias com pessoas doentes ou deficientes em Belo Horizonte-MG

O vereador da cidade de Belo Horizonte, Walter Tosta, propõe isenção de IPTU para famílias com pessoas doentes ou deficientes.

Walter Tosta
Walter Tosta

O vereador da cidade de Belo Horizonte-MG, Walter Tosta (PL), apresentou a Indicação n° 212/2021, que propõe isenção de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), para famílias com pessoas doentes ou deficientes. A cidade é a capital do estado de Minas Gerais e de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), tem 2.530.701 habitantes.

De acordo com a indicação, a isenção será para família portadora ou locatária de imóvel, que possua integrante com deficiência, ou pessoa acometida por doença de Alzheimer, neoplastia maligna, cardiopatia grave, esclerose múltipla, AIDS, alienação mental, contaminação por radiação, osteíte deformante, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, fibrose cística, hanseníase, nefropatia grave, hepatopatia grave, paralisia irreversível e incapacitante, tuberculose ativa e síndrome de Down.

Na justificativa, o parlamentar pede inclusão no direito de isenção de IPTU às famílias com pessoas com deficientes em seu núcleo habitacional e cita o alto gasto com saúde que suportam. Segundo ele, a família fica às vezes incapacitada de arcar com esses custos, comprometendo todo o orçamento.

A capital mineira tem 123 anos, e os principais pontos turísticos são Inhotim, Lagoa da Pampulha, Praça da Liberdade, Parque Municipal, Mercado Central, Mirante do Mangabeiras, Palácio das Artes, Parque da Serra do Curral, Parque Guanabara, Praça do Papa, entre outros.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.