Rogério Carvalho propõe incentivo ao empreendedorismo jovem nas redes públicas de ensino

Senador Rogério Carvalho propõe projeto que incentivará e promoverá o empreendedorismo e o protagonismo dos estudantes da rede pública.

Senador Rogério Carvalho
Senador Rogério Carvalho (Foto: Geraldo Magela / Agência Senado)

O senador Rogério Carvalho (PT), apresentou o Projeto de Lei n° 4269/2021, que incentivará e promoverá o empreendedorismo e o protagonismo dos estudantes do ensino médio das redes públicas.

Segundo o proposto, os objetivos são estimular a participação cívica e associativa dos estudantes mediante seu envolvimento em projetos de empreendedorismo, sustentabilidade e cidadania, promover o espírito empreendedor e o protagonismo juvenil, e sensibilizar para as questões de sustentabilidade e cidadania.

O senador justifica que o projeto visa obrigar o Poder Público, em todas as esferas, a promover ações para dinamizar o associativismo nas escolas de ensino médio e promover a educação para a sustentabilidade, empreendedorismo e cidadania. Ele fala sobre o momento vivido pela sociedade brasileira.

– Trata-se de medida necessária, considerando-se o momento vivido pela sociedade brasileira, de crise econômica e social, associado à crise climática que ameaça a vida na Terra. Nessa situação limiar, a juventude pode ser a fonte de inovação que precisamos para encontrar soluções criativas para muitos problemas – disse Rogério, que concluiu:

– Dessa forma, incentivamos os jovens estudantes do ensino médio a serem participativos na comunidade onde se integram e a contribuírem, de forma ativa, para o aumento do bem-estar social, ambiental e econômico mediante a criação de iniciativas que visam à adoção de boas práticas em áreas fundamentais da vida social.

Dentre as ações a serem desenvolvidas, conforme consta no texto, inclui-se a realização de concursos de projetos a serem implementados por grupos e associações de jovens, com apoio de professores da educação básica pública.

Na linha do proposto pelo parlamentar, o incentivo ao empreendedorismo jovem dará prioridade a propostas coletivas de estudantes do ensino médio, com projetos em uma das áreas que estão listadas no projeto.

Ainda de acordo com o projeto, as iniciativas do Poder Público devem envolver os professores da educação básica, que atuarão como orientadores dos grupos de jovens. Além disso, os projetos serão avaliados e aprovados por comissão pública, na forma dos respectivos regulamentos.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.