Renato do Sindicato Rural propõe Assistência Fisioterapêutica na UPA em Primavera do Leste-MT

Vereador Renato do Sindicato Rural propõe Assistência Fisioterapêutica na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, em Primavera do Leste.

Renato do Sindicato Rural, vereador de Primavera do Leste-MT
Renato do Sindicato Rural, vereador de Primavera do Leste-MT (Foto: Marck Castro/Confea)

O vereador da cidade de Primavera do Leste, Mato Grosso, Renato do Sindicato Rural, apresentou o Projeto de Lei n° 1.268/2021, que dispõe sobre a Assistência Fisioterapêutica na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24h), ao paciente com quadro agudo de dor ou afecções cardiorrespiratórias agudas ou agudizadas, e lesões traumáticas ou neurológicas de urgência.

Segundo o proposto, a atenção fisioterapêutica funcionará em conformidade com os parâmetros assistenciais fisioterapêuticos em Unidade de Terapia Intensiva, Semi-Intensiva, Urgência e Emergência, com cobertura de acordo com horário de atendimento da UPA 24 horas.

O serviço de fisioterapia deve estar em consonância com as estratégias prioritárias da política da Rede de Atenção às Urgências e Emergências, com modelo de atenção de caráter multiprofissional, compartilhado por trabalho em equipe, instituído por meio de práticas clínicas cuidadoras e baseado na gestão de linhas de cuidado, conforme consta no texto.

De acordo com o projeto, compete à UPA 24 horas prestar atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes, de acordo com a classificação de risco, utilizando-se de todos os procedimentos e técnicas de fisioterapia disponíveis para a manutenção, preservação e recuperação da vida.

O parlamentar justifica que o profissional de fisioterapia intensiva é de fundamental importância no direcionamento, suporte e prevenção de disfunções cardiorrespiratórias nos momentos iniciais de socorro ao paciente, buscando evitar a necessidade de intubação oro traqueal, o uso de ventilação mecânica invasiva ou a admissão em UTI, além de preservar e melhorar os movimentos corporais e auxiliar o funcionamento dos sistemas cardiovascular e respiratório.

– A presença do fisioterapeuta na equipe multidisciplinar nas unidades de terapia intensiva contribui para uma boa recuperação dos pacientes bem como redução de sequelas. Inclusive, a participação deste profissional tem ocasionado diminuição no tempo de internação do paciente bem como redução nos custos envolvidos – disse Renato, que concluiu:

– A UPA 24h é o primeiro local que o paciente procura por auxilio, logo, a presença deste profissional nas unidades por 24 horas é essencial para salvar vidas. E com este propósito que o presente projeto de lei vem atender os cidadãos da rede pública de saúde de Primavera do Leste.

No âmbito da emergência, o profissional deve atuar desde o acolhimento, os cuidados com a admissão, avaliação e evolução diária no prontuário, domínio na leitura de exames laboratoriais, radiografias de tórax, tomografia computadorizada, eletrocardiogramas, gasometrias, dentre outros.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.