Paulo Sugai propõe Política de Proteção aos Direitos da Pessoa com Câncer em Ipameri-GO

Vereador Paulo Sugai apresenta projeto de lei que institui a Política de Proteção aos Direitos da Pessoa com Câncer, em Ipameri.

Paulo Sugai, vereador de Ipameri-GO
Paulo Sugai, vereador de Ipameri-GO (Foto: Redes Sociais)

O vereador da cidade de Ipameri, Goiás, Paulo Sugai (MDB), apresentou o Projeto de Lei nº 094/2021, pelo qual institui a Política de Proteção aos Direitos da Pessoa com Câncer, visando assegurar e promover em condições de igualdade o acesso ao tratamento adequado e o exercício dos direitos e liberdades fundamentais do cidadão.

A futura lei estabelece princípios e objetivos que estão listados no projeto e são essenciais à proteção dos direitos das pessoas com câncer, e à efetivação de políticas públicas de prevenção e combate à doença, conforme consta no texto.

Segundo Paulo Sugai, são direitos fundamentais do paciente com câncer a obtenção do diagnóstico precoce nos casos em que a principal hipótese seja a da doença, caso em que os exames necessários à elucidação devem ser realizados no prazo máximo de 30 dias, mediante solicitação fundamentada do médico responsável.

Além disso, acesso a tratamento universal, equânime, adequado e menos nocivo no prazo máximo de 30 dias a contar do diagnóstico, acesso a informações transparentes e objetivos relativos à doença e ao seu tratamento, assistência social e jurídica, prioridade e proteção do seu bem-estar pessoal, social e econômico.

É dever da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar à pessoa com câncer, prioritariamente, a plena efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à assistência social e jurídica, à convivência familiar e comunitária, dentre outros, decorrentes da Constituição Federal, Constituição Estadual e das leis em vigência, de acordo com o texto.

Ainda na linha do proposto por Paulo Sugai, nenhuma pessoa com câncer será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação ou violência em Ipameri, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.

O direito à saúde da pessoa com câncer será assegurado mediante a efetivação de políticas sociais públicas de modo a garantir seu bem-estar físico, psíquico, emocional e social no sentido da preservação ou recuperação de sua saúde, sendo obrigatório o atendimento integral por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS), e demais unidades públicas.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.