Paulinho Ramos propõe ensino obrigatório do Marabaixo no Amapá

Deputado Paulinho Ramos apresenta projeto de lei que propõe obrigatoriedade da inclusão do ensino do Marabaixo, no Amapá.

Paulinho Ramos, deputado estadual do Amapá
Paulinho Ramos, deputado estadual do Amapá (Foto: Redes Sociais)

O deputado estadual Paulinho Ramos (PL), apresentou o Projeto de Lei n° 0169/2021, pelo qual solicita a obrigatoriedade da inclusão do ensino do Marabaixo no Centro de Educação Profissional de Música Walkiria Lima, no estado do Amapá.

As aulas serão ministradas por professores com licenciatura em música, por músicos profissionais, com formação pedagógica para portadores de diploma de nível superior, sendo admitida a atuação dos professores com formação de nível médio na modalidade normal, conforme consta no texto.

O parlamentar justifica que o projeto inspira na possibilidade de propor caminhos que fortaleçam a cultura amapaense, que o ensino do Marabaixo oferece a possibilidade de contato com toda a riqueza e profusão de ritmos do Brasil e do mundo, e o conhecimento da cultura ancestral amapaense, pois, a festa do Divino Espírito Santo é uma manifestação popular de origem portuguesa.

– No Brasil, é possível encontrar essa manifestação em quase todo o território brasileiro. A presença de elementos da festa portuguesa vai se incorporando às novas realidades locais e se configurando de acordo com as particularidades de cada região – disse Paulinho, que concluiu:

– O Ciclo do Marabaixo é uma festa plural, que nos permite uma pluralidade de leituras, imbricadas nos seus múltiplos elementos, tais como: os ladrões de Marabaixo, o cortejo, as ladainhas, a culinária, e muitos outros que a fazem ser um grande fenômeno cultural, com a sua própria sobrevivência.

Segundo o proposto, a implantação da futura lei deverá ser feita de forma gradativa, iniciando com o aproveitamento de todos os professores de música e dos professores regentes de turma, com habilidade musical para atuarem em suas classes em atividade musical, orientados pelos professores licenciados.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Mais sobre:
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.