Pastor Reginaldo Pereira propõe o Programa Mente Saudável em Birigui-SP

Vereador Pastor Reginaldo Pereira apresenta projeto de lei que propõe a criação do Programa Mente Saudável em Birigui.

Pastor Reginaldo Pereira, vereador de Birigui-SP
Pastor Reginaldo Pereira, vereador de Birigui-SP

O vereador da cidade de Birigui, São Paulo, Pastor Reginaldo Pereira (PTB), apresentou o Projeto de Lei nº 23/22, pelo qual solicita a criação do Programa Mente Saudável, com objetivo de promover a saúde mental e a atenção aos problemas psicológicos decorrentes da pandemia de Covid-19.

Segundo o proposto, o programa será gratuito e oferecido por meio de plataforma virtual com acesso via rede mundial de computadores. Para a realização do programa poderão ser celebrados convênios e parcerias entre Secretarias do Poder Executivo Municipal e organizações sociais de psicologia cadastradas no Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.

Pastor Reginaldo Pereira justifica afirmando que os efeitos da Covid-19 vão além dos sintomas físicos, pois existe um abalo psicológico que alcança não somente quem foi infectado pela doença, mas também, as pessoas que sofreram grandes perdas, e pessoas que têm medo da infecção, uma vez que a doença trouxe consigo a morte de forma bastante recorrente. Assim, existem questões psicológicas do durante e o pós-infecção.

– O Covid-19 afeta diretamente a qualidade de vida e a forma da pessoa se relacionar com o mundo, dessa forma, se faz imperioso que sejam firmadas parcerias, na busca de devolver a normalidade que a realidade vivenciada permite, ou ao menos, tentar buscar condicionar o psicológico de forma a conseguir buscar melhor situação para todos – disse o vereador, que concluiu:

– Os serviços de apoio psicológico que integram o Programa Mente Saudável são de grande relevância social, além de garantir a promoção do direito fundamental ao acesso a saúde pública e, especificamente, a saúde mental.

Ainda nos termos do proposto pelo Pastor Reginaldo Pereira, o programa busca promover o atendimento psicológico por meio remoto, haja vista as limitações inerentes às regras de isolamento social decorrente da pandemia, respeitando as recomendações previstas pela OMS, bem como, as orientações do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Deputado estadual de Goiás, Amilton Filho
Amilton Filho propõe Programa de Atenção às Vítimas de Estupro em Goiás

Projeto apresentado pelo deputado Amilton Filho propõe o Programa de Atenção às Vítimas de Estupro no estado de Goiás.

Vereador de Colombo-PR, Evandro França
Evandro França propõe criação de escolas bilíngues com Libras e Português, em Colombo-PR

Vereador Evandro França propõe criação de escolas bilíngues em Língua Brasileira de Sinais, Libras, e Língua Portuguesa, em Colombo, Paraná.

Vereador Leãozinho, de Montes Claros
Leãozinho requer construção de ESF no bairro Interlagos em Montes Claros-MG

Vereador Leãozinho solicita construção da Unidade de Estratégia Saúde da Família, ESF, no bairro Interlagos em Montes Claros, Minas Gerais.

Vereador de Barra do Carda, Aurean Barbalho
Aurean Barbalho requer academia para a praça do povoado Capim em Barra do Corda-MA

Por indicação do vereador Aurean Barbalho, a praça do povoado Capim, em Barra do Corda, Maranhão, será incrementada com uma academia.

Deputado federal Victor Mendes
Victor Mendes propõe anistia de até R$ 150 mil para devedores do Pronampe

Deputado Victor Mendes propõe anistia para devedores do Pronampe, Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.