Nelsinho Salvador propõe fila zero para idosos nas unidades de saúde em Guaçuí-ES

Vereador Nelsinho Salvador apresenta projeto de lei que garante fila zero para idosos nas unidades de saúde de Guaçuí.

Nelsinho Salvador, vereador de Guaçuí-ES
Nelsinho Salvador, vereador de Guaçuí-ES

O vereador da cidade de Guaçuí, Espírito Santo, Nelsinho Salvador (PP), apresentou o Projeto de Lei n° 47/2021, pelo qual solicita a criação do fila zero para idoso e portadores de necessidades especiais, assegurando o direito à prioridade de atendimento em unidades de saúde, exceto as emergências, e unidades de exames médicos e laboratoriais.

Considera-se pessoa idosa aquela que comprovar 60 anos de idade ou mais, segundo o proposto. Pessoa portadora de necessidades especiais é aquela que apresenta, em caráter permanente, perdas ou anormalidades de sua estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica, que geram incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano.

O parlamentar justifica que cada vez mais, os idosos e as pessoas portadoras de necessidades especiais têm buscado receber corretamente o atendimento prioritário na maioria dos locais de atendimento ao público, seja de forma voluntária, seja por força da lei. Pode considerar que os atendimentos na área da saúde são os mais procurados em nosso País, sobretudo na cidade, que vem aumentando a demanda.

– Assim, deverão todos os setores da sociedade se adequar a realidade desta parcela da população, buscando um atendimento prioritário e humanizado, principalmente na área da saúde, onde a quantidade de demandas, ocasionadas pela hipossuficiência da população, atrasam e dificultam o perfeito funcionamento do sistema público. Reforça-se que a espera pelo atendimento é agravada pelo sofrimento e pela doença a ser tratada – disse Nelsinho, que concluiu:

– É de suma importância atentar para o fato de este atendimento preferencial reduz significativamente a vulnerabilidade da população idosa, melhorando a qualidade de vida e permitindo maior integração social. Dessa forma, este Projeto de Lei visa melhorar o atendimento aos idosos e as pessoas portadoras de necessidades especiais, auxiliando no combate ao descaso da sociedade diante destas pessoas, de forma a propiciar uma maior tranquilidade e segurança.

Ainda conforme consta no texto, os estabelecimentos deverão afixar em local visível, placas indicativas com o conteúdo da pretensa lei, para orientação ao público. Guaçuí, conhecida como a Pérola do Caparaó, está a 230 quilômetros de distância da capital, e de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem 31.372 habitantes.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.