Marcelo Werner propõe Política de Atenção a Alunos com Déficit de Atenção e Hiperatividade em Itajaí-SC

Vereador Marcelo Werner apresenta projeto de lei que institui a Política Municipal de Atenção Integral aos Educandos com TDAH, em Itajaí.

Marcelo Werner, vereador de Itajaí-SC
Marcelo Werner, vereador de Itajaí-SC (Foto: Davi Spuldaro)

O vereador da cidade de Itajaí, Santa Catarina, Marcelo Werner (PSC), apresentou o Projeto de Lei n° 257/2021, que institui a Política Municipal de Atenção Integral aos Educandos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Segundo o proposto, são considerados educandos os alunos matriculados regularmente em instituições públicas ou privadas de educação infantil ou fundamental com sede no município. As diretrizes estão listadas no projeto.

O parlamentar justifica que o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), e outros transtornos de aprendizagem, constituem um fato encontrado em qualquer instituição de ensino. A solução para os fatos não é negar sua existência, mas, identificá-los e buscar encaminhamentos com profissionais especializados.

– TDAH é a sigla para o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Geralmente são crianças que não param quietas por muito tempo. Os meninos tendem a ter mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que as meninas, mas todos são desatentos – disse Marcelo, que concluiu:

– Crianças e adolescentes com TDAH podem apresentar mais problemas de comportamento, como por exemplo, dificuldades com regras e limites. São várias as características decorrentes, mas não se pode simplesmente taxar qualquer criança hiperativa como tendo o distúrbio.

Ainda na linha do proposto pelo vereador, a solução começa com a identificação do fato. Para isso, é necessário ter noção de sua existência, dos elementos que o compõe, para que não passem despercebidos, como apenas um caso de indisciplina ou falta de mais rigor. Neste sentido, é necessário garantir aos profissionais da educação básica amplo acesso à informação sobre dificuldades e distúrbios de aprendizagem.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.