Leonardo Picciani propõe oferta de transporte coletivo exclusivo para mulheres

Deputado Federal, Leonardo Picciani propõe oferta de linhas exclusivas para mulheres em transportes públicos, no horário de pico.

Leonardo Picciani
Leonardo Picciani (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Deputado Federal Leonardo Picciani (MDB/RJ), apresentou o Projeto de Lei n° 2466/2021, que dispõe sobre a oferta de trens, metrôs ou ônibus, exclusivo para mulheres, em todas as linhas em operação de transporte público coletivo nas áreas urbanas.

Segundo o proposto, de forma a garantir o direito do usuário ao ambiente seguro, o poder concedente poderá adotar medidas para viabilizar, nos horários de pico, a oferta de vagões exclusivos para mulheres no transporte público coletivo ferroviário e metroviário de passageiros.

Na justificativa, o parlamentar explica que não são raras as histórias que se ouve de abusos sofridos por mulheres durante as viagens de trem, metrô ou ônibus em horário de pico.

– Por ser um problema difícil de ser contornado no momento, já que acontece em locais lotados e dificilmente se comprova o delito, a melhor saída é criar um espaço específico para que as mulheres façam suas viagens sem que possam se tornar alvo destes aproveitadores – disse Leonardo, que concluiu:

– Como são usadas composições com vários vagões nos sistemas ferroviário e metroviários, acreditamos que a separação de um vagão por composição, nos horários de rush, resolveria este problema sem causar qualquer transtorno operacional.

Em suma, muitos homens se aproveitam da lotação do transporte coletivo para assediar sexualmente as mulheres que ali se encontram, causando um constrangimento e, muitas vezes, traumas, que justificam a pretensão do parlamentar.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.