Lene Petecão propõe distribuição de kit higiênico a mulheres vulneráveis de Rio Branco-AC

Vereadora da cidade de Rio Branco, Lene Petecão apresentou projeto de lei que propõe distribuição de kit higiênico a mulheres vulneráveis.

Lene Petecão
Lene Petecão (Foto: Câmara Municipal)

A vereadora da cidade de Rio Branco-AC, Lene Petecão (PSD), apresentou o Projeto de Lei n° 46/2021, que dispõe sobre a garantia de acesso das mulheres em situação de vulnerabilidade social a um kit higiênico que deverá ser distribuído mensalmente no município.

Segundo o proposto, o kit higiênico deve conter insumos básicos de higiene pessoal como absorventes, sabonetes, creme dental, escova dental e desodorante. Os kits serão disponibilizados, prioritariamente, nas escolas públicas, nas unidades básicas de saúde, nas Unidades de Acolhimento, Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro POP.

Na justificativa, a parlamentar afirma que o projeto tem objetivos básicos de proporcionar à classe vulnerável feminina a defesa da saúde integral da mulher, a conscientização sobre o direito da mulher aos cuidados básicos relativos à menstruação e à higiene pessoal, a prevenção de doenças e a diminuição da evasão escolar, o respeito, e a dignidade.

– O difícil acesso a condições de higiene durante o período menstrual ainda é uma realidade para milhares de mulheres e meninas brasileiras. Atualmente, mais de 4 milhões de meninas não têm à sua disposição algum requisito mínimo de higiene, como papel, água ou sabão. Os números escancaram o cenário da “pobreza menstrual” em todo o país e evidenciam a urgência na aprovação de criação e consolidação de políticas públicas que combatam esse cenário – disse Lene, que concluiu:

– Diante dos fatos apresentados a aprovação dessa lei repercutirá imediatamente na garantia dos direitos das mulheres em várias etapas da vida, promoverá a higiene pessoal, desenvolverá medidas educativas e preventivas referentes ao ciclo menstrual feminino, higiene pessoal e à saúde reprodutiva da mulher.

Objetivos do acesso ao Kit Higiênico

  • Defesa da saúde integral da mulher;
  • Conscientização sobre o direito da mulher aos cuidados básicos relativos à menstruação e a higiene pessoal;
  • Prevenção de doenças;
  • Diminuição da evasão escolar

Na linha do proposto pela parlamentar, as mulheres que receberão o kit devem estar previamente identificadas e cadastradas. As ações que serão tomadas, estão listadas no projeto. E, as despesas decorrentes da execução correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, consignadas no orçamento dos órgãos públicos envolvidos.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.