Josimar Maranhãozinho propõe que clientes tenham acesso livre a cozinhas de restaurantes
O deputado destaca que a permissão para que os clientes acessem a cozinha aumentará a transparência do processo de preparo de alimentos.

O deputado federal Josimar Maranhãozinho, representante do Maranhão na Câmara dos Deputados, apresentou no plenário o Projeto de Lei nº 5393/2023, através do qual solicita o acesso de clientes às cozinhas de estabelecimentos que comercializam alimentos preparados para consumo.
Conforme consta no projeto, o principal objetivo é que os clientes possam verificar as condições de higiene pessoal e ambiental nestas instalações, e verificar também os utensílios, e a conservação e manejo dos alimentos.
Na justificativa, o parlamentar explica que os brasileiros cada vez mais tem o hábito de se alimentar fora de casa. Assim, a responsabilidade da higienização e conservação dos alimentos sai das suas mãos e se transfere para os estabelecimentos.
– Qualquer descuido ou incidente nessas etapas em uma cozinha doméstica pode repercutir negativamente sobre as pessoas da família; em uma cozinha de restaurante, pode afetar dezenas de pessoas, até mais, ao mesmo tempo – disse Josimar Maranhãozinho, que continuou:
– A fiscalização direta por clientes, que será possibilitada pela aprovação do presente projeto de lei, certamente será um importante estímulo para reforçar os cuidados necessários em cozinhas profissionais – pontuou.
O deputado ainda destaca que a permissão para que os clientes acessem a cozinha aumentará a transparência do processo de preparo de alimentos. Além disso, auxiliar na construção da confiança entre os consumidores e estabelecimentos alimentícios.