Josias propõe o PROERD nas escolas de Naviraí-MS

O PROERD pode ser implantado nas escolas públicas e privadas de Naviraí-MS, por indicação do vereador Josias de Carvalho.

Josias, vereador de Naviraí-MS
Josias, vereador de Naviraí-MS (Foto: Redes Sociais)

Tramita na Câmara Municipal de Vereadores de Naviraí-MS, o Projeto de Lei nº 51/2022, de autoria do vereador Josias de Carvalho (Republicanos), que pretende instituir o Programa Educacional de Resistência às drogas e à violência, PROERD, nas escolas da rede pública e privada do município.

O PROERD consistirá na realização de atividades educativas voltadas à prevenção do uso de drogas e entorpecentes, aos alunos matriculados a partir do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. As aulas terão caráter social preventivo, ficando a cargo do Poder Executivo regulamentar a forma a ser ministrada e se integrarão ou não a grade curricular.

Josias de Carvalho defende o projeto citando benefícios e destacando locais onde a implantação levou resultados positivos na luta contra o uso de drogas por adolescentes. Ele explica que o programa deve ser desenvolvido com esforços e parceria entre a polícia militar, escola e família.

– O PROERD é um programa de caráter social preventivo, posto em prática pela Polícia Militar, junto aos alunos do 4º ano que encontram-se na faixa etária de 09 a 12 anos de idade e dos adolescentes do 7º ano, na faixa etária de 12 a 14 anos de idade. O programa deverá ser aplicado nas escolas da rede municipal de ensino público e privado, através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, Escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, que inserem em nossas crianças e adolescentes a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania – disse, e continuou:

– O Projeto desenvolvido por um grupo composto por psicólogos, psiquiatras, policiais e pedagogos, na sua implantação, obteve sucesso em todos os Estados Norte-Americanos, como posteriormente em mais de 40 países conveniados ao Programa. No Brasil o D.A.R.E chegou em 1992, através da Polícia Militar do Rio de Janeiro, e em 1993 pela Polícia Militar de São Paulo, recebendo o nome em português de PROERD. Atualmente alguns estados da federação, através de suas polícias militares, adotaram o PROERD, entre eles Santa Catarina, onde chegou no 1º semestre de 1998.

Segundo Josias de Carvalho, o PROERD, com sua missão de educar as crianças, pode ser o caminho a coibir ações criminosas que, conforme indicadores, vêm de forma assustadora destruindo a sociedade. Entretanto, para atingir o objetivo, é necessário o esforço comum entre organizações governamentais e não governamentais relacionadas direta ou indiretamente com a segurança pública, e a participação das famílias e escolas.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Deputado estadual de Goiás, Amilton Filho
Amilton Filho propõe Programa de Atenção às Vítimas de Estupro em Goiás

Projeto apresentado pelo deputado Amilton Filho propõe o Programa de Atenção às Vítimas de Estupro no estado de Goiás.

Vereador de Colombo-PR, Evandro França
Evandro França propõe criação de escolas bilíngues com Libras e Português, em Colombo-PR

Vereador Evandro França propõe criação de escolas bilíngues em Língua Brasileira de Sinais, Libras, e Língua Portuguesa, em Colombo, Paraná.

Vereador Leãozinho, de Montes Claros
Leãozinho requer construção de ESF no bairro Interlagos em Montes Claros-MG

Vereador Leãozinho solicita construção da Unidade de Estratégia Saúde da Família, ESF, no bairro Interlagos em Montes Claros, Minas Gerais.

Vereador de Barra do Carda, Aurean Barbalho
Aurean Barbalho requer academia para a praça do povoado Capim em Barra do Corda-MA

Por indicação do vereador Aurean Barbalho, a praça do povoado Capim, em Barra do Corda, Maranhão, será incrementada com uma academia.

Deputado federal Victor Mendes
Victor Mendes propõe anistia de até R$ 150 mil para devedores do Pronampe

Deputado Victor Mendes propõe anistia para devedores do Pronampe, Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.