Josias propõe o PROERD nas escolas de Naviraí-MS

O PROERD pode ser implantado nas escolas públicas e privadas de Naviraí-MS, por indicação do vereador Josias de Carvalho.

Josias, vereador de Naviraí-MS
Josias, vereador de Naviraí-MS (Foto: Redes Sociais)

Tramita na Câmara Municipal de Vereadores de Naviraí-MS, o Projeto de Lei nº 51/2022, de autoria do vereador Josias de Carvalho (Republicanos), que pretende instituir o Programa Educacional de Resistência às drogas e à violência, PROERD, nas escolas da rede pública e privada do município.

O PROERD consistirá na realização de atividades educativas voltadas à prevenção do uso de drogas e entorpecentes, aos alunos matriculados a partir do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. As aulas terão caráter social preventivo, ficando a cargo do Poder Executivo regulamentar a forma a ser ministrada e se integrarão ou não a grade curricular.

Josias de Carvalho defende o projeto citando benefícios e destacando locais onde a implantação levou resultados positivos na luta contra o uso de drogas por adolescentes. Ele explica que o programa deve ser desenvolvido com esforços e parceria entre a polícia militar, escola e família.

– O PROERD é um programa de caráter social preventivo, posto em prática pela Polícia Militar, junto aos alunos do 4º ano que encontram-se na faixa etária de 09 a 12 anos de idade e dos adolescentes do 7º ano, na faixa etária de 12 a 14 anos de idade. O programa deverá ser aplicado nas escolas da rede municipal de ensino público e privado, através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, Escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, que inserem em nossas crianças e adolescentes a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania – disse, e continuou:

– O Projeto desenvolvido por um grupo composto por psicólogos, psiquiatras, policiais e pedagogos, na sua implantação, obteve sucesso em todos os Estados Norte-Americanos, como posteriormente em mais de 40 países conveniados ao Programa. No Brasil o D.A.R.E chegou em 1992, através da Polícia Militar do Rio de Janeiro, e em 1993 pela Polícia Militar de São Paulo, recebendo o nome em português de PROERD. Atualmente alguns estados da federação, através de suas polícias militares, adotaram o PROERD, entre eles Santa Catarina, onde chegou no 1º semestre de 1998.

Segundo Josias de Carvalho, o PROERD, com sua missão de educar as crianças, pode ser o caminho a coibir ações criminosas que, conforme indicadores, vêm de forma assustadora destruindo a sociedade. Entretanto, para atingir o objetivo, é necessário o esforço comum entre organizações governamentais e não governamentais relacionadas direta ou indiretamente com a segurança pública, e a participação das famílias e escolas.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Deputado estadual Cleitinho Azevedo
Cleitinho critica o STF por linguagem neutra em escolas públicas e privadas

Para o senador do Republicanos mineiro, existem questões mais urgentes a serem tratadas, enquanto o STF julga contra o povo.

Senadora Leila Barros
Bancada Feminina no Senado tem nova líder

A senadora Leila Barros (PDT-DF) agradeceu a confiança das demais senadoras e se disse consciente do desafio de liderar a bancada.

Simples Nacional
Microempresas com receita anual de até R$ 96 mil poderão ficar isentas de impostos do Simples Nacional

A proposta será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação, e o relator, deputado Jorge Goetten (PL-SC), recomendou a aprovação.

Desenrola Fies, programa do governo federal
Desenrola Fies: estudantes devem procurar Caixa ou BB até 30 de maio para renegociar

Audiência debaterá os critérios adotados pelo governo para renegociar dívidas de alunos com o Fundo de Financiamento Estudantil, Fies.