Cleitinho critica o STF por linguagem neutra em escolas públicas e privadas

Para o senador do Republicanos mineiro, existem questões mais urgentes a serem tratadas, enquanto o STF julga contra o povo.

Deputado estadual Cleitinho Azevedo
Deputado estadual Cleitinho Azevedo

O senador Cleitinho (Republicanos-MG) criticou, durante pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (22), a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender duas leis municipais que proibiam o uso e o ensino de linguagem neutra em escolas públicas e privadas. As leis afetadas são de Ibirité (MG) e Águas Lindas (GO). Ele compartilhou a opinião de uma professora que, segundo ele, considera a linguagem neutra “totalmente desnecessária”.

— O uso da linguagem neutra é assassinar a Língua Portuguesa. Isso não deveria nem precisar de projeto. Chegar ao ponto de ter que fazer um projeto para proibir linguagem neutra, que não deveria nem estar sendo discutida no Brasil — questionou.

O senador argumentou que existem questões mais urgentes a serem tratadas, enquanto o STF “julga contra o povo”. Cleitinho citou como exemplo uma iniciativa que previa a redução da tarifa de esgoto no estado de Minas Gerais que segundo ele, a Corte julgou inconstitucional.

— A gente fez projeto para poder reduzir a tarifa de esgoto em cidades que não têm o efetivo tratamento, porque várias cidades do Brasil, não só em Minas Gerais, não têm o efetivo tratamento. E o que o STF faz? Julga inconstitucional, ficando contra o povo — lamentou.

No mesmo discurso, o senador também defendeu a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, argumentando que adolescentes que cometem crimes graves devem ser responsabilizados. Ele citou o caso ocorrido na última sexta-feira (17) envolvendo um jovem de 16 anos acusado de matar o pai, a mãe e a irmã na Zona Oeste de São Paulo.

Fonte: Agência Senado

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Senadora Leila Barros
Bancada Feminina no Senado tem nova líder

A senadora Leila Barros (PDT-DF) agradeceu a confiança das demais senadoras e se disse consciente do desafio de liderar a bancada.

Simples Nacional
Microempresas com receita anual de até R$ 96 mil poderão ficar isentas de impostos do Simples Nacional

A proposta será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação, e o relator, deputado Jorge Goetten (PL-SC), recomendou a aprovação.

Desenrola Fies, programa do governo federal
Desenrola Fies: estudantes devem procurar Caixa ou BB até 30 de maio para renegociar

Audiência debaterá os critérios adotados pelo governo para renegociar dívidas de alunos com o Fundo de Financiamento Estudantil, Fies.

Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.