Joice Hasselmann propõe que pagamento de anuidade a conselhos profissionais seja facultativo

Deputada Federal, Joice propõe que se torne facultativo o pagamento das anuidades aos conselhos profissionais.

Joice Hasselmann
Joice Hasselmann

A Deputada Federal Joice Hasselmann (PSL/SP), apresentou o Projeto de Lei n° 4006/2021, propondo que se torne facultativo o pagamento das anuidades aos conselhos profissionais.

Segundo o proposto, os conselhos poderão cobrar anuidades, quando expressamente autorizadas pelo profissional ou empresa registrada. E, o inadimplemento ou o atraso no pagamento das anuidades quando autorizadas não ensejará a suspensão do registro ou o impedimento de exercício da profissão.

Na justificativa, a deputada explica que os graves efeitos econômicos e financeiros decorrentes da pandemia da Covid-19, fez refletir novamente acerca da obrigatoriedade das anuidades cobradas aos conselhos profissionais de fiscalização.

– Nós, parlamentares eleitos pela sociedade temos o dever moral de buscar reflexões e soluções para o problema e, entendo, que tal solução, parte da necessária revisão da legislação que trata da cobrança de anuidades pelos conselhos profissionais tornando-a facultativa – disse Joice, que concluiu:

– Portanto, diante da importância e relevância dos serviços que tais profissionais prestam à sociedade é imperioso que este parlamento retome a discussão e aprove medidas que visem a alcançar um mercado livre e justo.

Em suma, as disposições aplicáveis para valores facultativos a conselhos profissionais são as constantes no projeto de lei. Além disso, poderá ser estipulado multas por violação da ética e outras obrigações definidas na legislação.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Mais sobre:
1 comentário
  • Responder

    Excelente proposta , esses conselhos de arrecadação não servem para nada, só servem para dificultar a vida do trabalhador.

Comente

Veja também
Deputado estadual Cleitinho Azevedo
Cleitinho critica o STF por linguagem neutra em escolas públicas e privadas

Para o senador do Republicanos mineiro, existem questões mais urgentes a serem tratadas, enquanto o STF julga contra o povo.

Senadora Leila Barros
Bancada Feminina no Senado tem nova líder

A senadora Leila Barros (PDT-DF) agradeceu a confiança das demais senadoras e se disse consciente do desafio de liderar a bancada.

Simples Nacional
Microempresas com receita anual de até R$ 96 mil poderão ficar isentas de impostos do Simples Nacional

A proposta será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação, e o relator, deputado Jorge Goetten (PL-SC), recomendou a aprovação.

Desenrola Fies, programa do governo federal
Desenrola Fies: estudantes devem procurar Caixa ou BB até 30 de maio para renegociar

Audiência debaterá os critérios adotados pelo governo para renegociar dívidas de alunos com o Fundo de Financiamento Estudantil, Fies.