João Doria propõe a criação do Programa Conecta SP em São Paulo

Governador de São Paulo, João Doria propõe criação do Programa Conecta SP no Estado, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

João Doria
João Doria (Foto: Roberto Casimiro)

O Governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), apresentou o Projeto de Lei n° 785/2021, que institui o Programa Conecta SP, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o objetivo de estimular a implantação de infraestrutura de telecomunicações para promover o ambiente de desenvolvimento da economia digital no Estado.

Segundo o proposto, considera-se economia digital aquela baseada em tecnologias de computação digital, que se caracteriza por incorporar a internet, as tecnologias e os dispositivos digitais, inclusive as mídias digitais, nos processos de produção, na comercialização e distribuição dos bens e na prestação de serviços.

Na linha do proposto pelo governador, o programa terá algumas finalidades, as quais estão listadas no projeto e citadas a seguir. Além disso, a implementação do Programa Conecta SP será através da adoção de algumas medidas que estão detalhadas no texto.

Finalidades do Conecta SP

  • Estimular a implantação das tecnologias de conectividade 4G e 5G para a promoção e inclusão de ambiente favorável à economia digital e ao desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo;
  • Promover o debate acerca dos ganhos e impactos advindos da chegada da tecnologia 5G;
  • Estimular a modernização das legislações municipais que tratam da implantação de infraestrutura de telecomunicações para permitir a atualização tecnológica das redes;
  • Colaborar com os municípios para adequação das normas locais ao arcabouço legal e regulatório em matéria de implantação de infraestrutura de telecomunicações;
  • Desenvolver estratégias para modernizar, simplificar e dar celeridade aos processos de licenciamento das infraestruturas de telecomunicações de modo a estimular sua implantação e regularização, com vistas à atração de investimentos no Estado de São Paulo;
  • Desenvolver ambiente favorável à expansão da conectividade em áreas periféricas dos grandes centros urbanos paulistas, bem como no interior do Estado;
  • Atuar, em cooperação com “startups” e empreendimentos digitais de comunidades ou territórios periféricos, para a implementação do programa de que trata esta lei.

O texto base a que se refere sobre a ocupação e uso de solo na implantação de torres, postes, topos de prédio, mobiliário urbano e demais meios físicos necessários ao suporte à rede de telecomunicações, fica definido na forma da futura lei. Além disso, o programa será em conformidade com as diretrizes fixadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), e demais normas aplicáveis.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Mais sobre:
Comente

Veja também
Radamés Estrela, vereador de Sousa-PB
Radamés Estrela requer construção de passagem molhada em Sousa-PB

Vereador Radamés Estrela apresenta requerimento que solicita a construção de uma passagem molhada, em Sousa.

Adriano José da Silva, vereador de Timbó-SC
Adriano José da Silva requer ônibus gratuito para transporte de doadores de sangue em Timbó-SC

Vereador Adriano José da Silva apresenta indicação que solicita disponibilização de ônibus gratuito para doadores de sangue, em Timbó.

Jaqueline Silva, deputada distrital
Jaqueline Silva indica construção de passarela no balão do Novo Gama no Distrito Federal

Deputada Jaqueline Silva apresenta indicação que solicita a construção de uma passarela no balão do Novo Gama no Distrito Federal.

Simone Arantes, vereadora de Barra do Bugres-MT
Simone Arantes indica desassoreamento do lago azul em Barra do Bugres-MT

Vereadora Simone Arantes apresenta indicação que solicita o desassoreamento do lago azul, em Barra do Bugres.

Eduardo Barbosa, vereador de Careiro da Várzea-AM
Eduardo Barbosa requer continuidade de revitalização da orla em Careiro da Várzea-AM

Vereador Eduardo Barbosa apresenta requerimento que solicita revitalização do lado direito da orla, em Careiro da Várzea.