Jairo Santana propõe o Dia Estadual de Conscientização e Proteção ao Ciclista em Sergipe

Deputado Jairo Santana apresenta projeto de lei que institui o Dia Estadual de Conscientização e Proteção ao Ciclista, em Sergipe.

Deputado estadual Jairo Santana
Deputado estadual Jairo Santana (Foto: Jadílson Simões)

O deputado estadual Jairo Santana (PRB), apresentou o Projeto de Lei nº 236/2021, através do qual institui o Dia Estadual de Conscientização e Proteção ao Ciclista, que deverá ser comemorado anualmente todo dia 10 de outubro, no Estado de Sergipe.

Os objetivos são promover debates, reflexões e eventos sobre a mobilidade sustentável e segurança de ciclistas no trânsito, motivando soluções inovadoras de gestão pública, incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, estimular o uso da bicicleta como atividade desportista, lazer e recreativa, sensibilizar a sociedade, empreendedores privados e os gestores públicos, dos benefícios socioeconômicos da prática do ciclismo, sobre a segurança no trânsito e direitos dos ciclistas.

Além disso, visa contribuir para a mobilização em prol da ampliação da malha cicloviária no Estado, e da afirmação da bicicleta como modal integrado ao sistema de transporte, sensibilizar a sociedade, empreendedores privados e os gestores públicos sobre a prática do ciclismo como contribuição relevante à saúde pública e à sustentabilidade socioambiental, e apoiar iniciativas da sociedade na área, e os movimentos de cicloativismo.

O parlamentar justifica que, historicamente, a bicicleta tem sido utilizada como modalidade de transporte por milhões de pessoas em todo o mundo. É um veículo de propulsão humana, altamente eficiente, ecologicamente sustentável e muito útil, que permite deslocamentos diários a custos muito baixos.

– Nos últimos anos, a bicicleta tem sido muito utilizada também pela população, para as práticas esportivas e lazer, como uma forma de manutenção de qualidade de vida e saúde. A sociedade e o Estado devem unir esforços, atuando em processos educativos em escolas, entidades, órgãos públicos e privados, de modo a promover parcerias com o intuito de preservar vidas – disse Jairo Santana.

O Poder Executivo, por meio de seus órgãos competentes, poderá promover no Dia Estadual de Conscientização e Proteção ao Ciclista, a realização de palestras educativas, simpósios, seminários, fóruns, oficinas, feiras, divulgação na mídia, boletins informativos, e quaisquer outras atividades capazes conscientizar e proteger os ciclistas no âmbito do Estado de Sergipe.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Mais sobre:
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.