Jader Barbalho propõe criação da Universidade Federal do Marajó, com sede em Breves
A criação da Universidade Federal do Marajó (UFM), é um sonho antigo da população do maior arquipélago fluviomarítimo do planeta.

O senador Jader Barbalho, eleito pelo estado do Pará, apresentou para apreciação no plenário o Projeto de Lei nº 5126/2023, através do qual solicita a criação da Universidade Federal do Marajó, com sede em Breves.
Na justificativa, o parlamentar explica que a Universidade é um sonho antigo da população local. Ele ressalta que o arquipélago possui grande potencial para desenvolvimento e crescimento.
– A criação da Universidade Federal do Marajó – UFM é um sonho antigo da população do maior arquipélago fluviomarítimo do planeta, o arquipélago do Marajó. Formado por cerca de 2.500 ilhas e ilhotas, onde residente aproximadamente 590 mil habitantes, o arquipélago possui grande potencial de desenvolvimento e crescimento – disse Jader Barbalho.
O senador também destaca que com a criação da Universidade não será necessário o deslocamento dos alunos para outras cidades. Além disso, a UFM levará efetivos benefícios à Amazônia Oriental e ao corpo acadêmico brasileiro, na área do conhecimento do Trópico Úmido planetário.
Eita senador arretado! sou marajoara do município de Breves ,estou muito feliz pela criação de uma Universidade Federal do Marajó;A mesma irá facilitar e proporcionar as famílias terem seus filhos em seios familiares como também levará um grande número de formandos em diversas profissões e grande possibilidades de desenvolverem seus trabalhos no referido município.