Jader Barbalho propõe criação da Universidade Federal do Marajó, com sede em Breves

A criação da Universidade Federal do Marajó (UFM), é um sonho antigo da população do maior arquipélago fluviomarítimo do planeta.

Senador Jader Barbalho, do MDB
Senador Jader Barbalho, do MDB (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

O senador Jader Barbalho, eleito pelo estado do Pará, apresentou para apreciação no plenário o Projeto de Lei nº 5126/2023, através do qual solicita a criação da Universidade Federal do Marajó, com sede em Breves.

Na justificativa, o parlamentar explica que a Universidade é um sonho antigo da população local. Ele ressalta que o arquipélago possui grande potencial para desenvolvimento e crescimento.

– A criação da Universidade Federal do Marajó – UFM é um sonho antigo da população do maior arquipélago fluviomarítimo do planeta, o arquipélago do Marajó. Formado por cerca de 2.500 ilhas e ilhotas, onde residente aproximadamente 590 mil habitantes, o arquipélago possui grande potencial de desenvolvimento e crescimento – disse Jader Barbalho.

O senador também destaca que com a criação da Universidade não será necessário o deslocamento dos alunos para outras cidades. Além disso, a UFM levará efetivos benefícios à Amazônia Oriental e ao corpo acadêmico brasileiro, na área do conhecimento do Trópico Úmido planetário.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Mais sobre:
1 comentário
  • Responder

    Eita senador arretado! sou marajoara do município de Breves ,estou muito feliz pela criação de uma Universidade Federal do Marajó;A mesma irá facilitar e proporcionar as famílias terem seus filhos em seios familiares como também levará um grande número de formandos em diversas profissões e grande possibilidades de desenvolverem seus trabalhos no referido município.

Comente

Veja também
Deputado estadual Cleitinho Azevedo
Cleitinho critica o STF por linguagem neutra em escolas públicas e privadas

Para o senador do Republicanos mineiro, existem questões mais urgentes a serem tratadas, enquanto o STF julga contra o povo.

Senadora Leila Barros
Bancada Feminina no Senado tem nova líder

A senadora Leila Barros (PDT-DF) agradeceu a confiança das demais senadoras e se disse consciente do desafio de liderar a bancada.

Simples Nacional
Microempresas com receita anual de até R$ 96 mil poderão ficar isentas de impostos do Simples Nacional

A proposta será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação, e o relator, deputado Jorge Goetten (PL-SC), recomendou a aprovação.

Desenrola Fies, programa do governo federal
Desenrola Fies: estudantes devem procurar Caixa ou BB até 30 de maio para renegociar

Audiência debaterá os critérios adotados pelo governo para renegociar dívidas de alunos com o Fundo de Financiamento Estudantil, Fies.