Irani Guedes requer tratamento de parosmia e exame de espirometria em pacientes com sequelas pós-Covid em Parnamirim-RN

Vereador Irani Guedes requer tratamento de parosmia e exame de espirometria em pacientes com sequelas pós-Covid em Parnamirim.

Irani Guedes, vereador de Parnamirim-RN
Irani Guedes, vereador de Parnamirim-RN

O vereador da cidade de Parnamirim, Rio Grande do Norte, Irani Guedes (Republicanos), apresentou o Projeto de Lei nº 287/2021, visando a implantação do tratamento de parosmia e exame de espirometria em pacientes com sequela pós-Covid no município.

Segundo o proposto, os objetivos são buscar recuperar a perda ou alteração do olfato e paladar nos referidos pacientes e submetê-los a avaliação com fisioterapeuta especialista para investigar e monitorar possíveis doenças respiratórias.

O parlamentar justifica que pretende aumentar o conhecimento sobre os distúrbios de olfato pós-Covid e melhorar esse sintoma que tanto incomoda os pacientes. Ele argumenta que, ao recuperar o olfato, os pacientes poderão se defender melhor de acidentes domésticos tão perigosos como, por exemplo, deixar uma panela de comida no fogo queimando e não identificar prontamente o cheiro de queimado, dentre tantos outros.

– Lembrando que o olfato é importante para proporcionar diversas sensações no nosso organismo, como por exemplo, ao sentir algum cheiro de comida, é possível sentir fome ou repulsa. Quando se há perda do olfato ou diminuição pode afetar a vida do paciente, comprometendo a qualidade alimentar, levando até mesmo alguns pacientes acometidos ao aumento de peso.

Em se tratando da espirometria, será um exame de extrema importância para a saúde da população, tendo em vista que, o respectivo procedimento é o mais comum para avaliar a saúde dos pulmões, sendo útil para ajudar a diagnosticar e tratar doenças respiratórias em pacientes com sequelas pós-Covid.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Deputado estadual de Goiás, Amilton Filho
Amilton Filho propõe Programa de Atenção às Vítimas de Estupro em Goiás

Projeto apresentado pelo deputado Amilton Filho propõe o Programa de Atenção às Vítimas de Estupro no estado de Goiás.

Vereador de Colombo-PR, Evandro França
Evandro França propõe criação de escolas bilíngues com Libras e Português, em Colombo-PR

Vereador Evandro França propõe criação de escolas bilíngues em Língua Brasileira de Sinais, Libras, e Língua Portuguesa, em Colombo, Paraná.

Vereador Leãozinho, de Montes Claros
Leãozinho requer construção de ESF no bairro Interlagos em Montes Claros-MG

Vereador Leãozinho solicita construção da Unidade de Estratégia Saúde da Família, ESF, no bairro Interlagos em Montes Claros, Minas Gerais.

Vereador de Barra do Carda, Aurean Barbalho
Aurean Barbalho requer academia para a praça do povoado Capim em Barra do Corda-MA

Por indicação do vereador Aurean Barbalho, a praça do povoado Capim, em Barra do Corda, Maranhão, será incrementada com uma academia.

Deputado federal Victor Mendes
Victor Mendes propõe anistia de até R$ 150 mil para devedores do Pronampe

Deputado Victor Mendes propõe anistia para devedores do Pronampe, Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.