Henrique Borges requer vaga em escola próximo de casa para filhos de idosos ou deficientes em Itumbiara-GO

Vereador Henrique Borges requer garantia de vaga em escola próxima à residência para alunos com pais deficientes ou idosos, em Itumbiara.

Henrique Borges, vereador de Itumbiara-GO
Henrique Borges, vereador de Itumbiara-GO (Foto: Redes Sociais)

O vereador da cidade de Itumbiara, Goiás, Henrique Borges (Republicanos), apresentou o Projeto de Lei nº 128/2021, através do qual assegura à criança e ao adolescente, cujos pais ou responsáveis sejam pessoas com deficiência ou com idade igual ou superior a 60 anos, a máxima prioridade de vaga em unidade da rede pública municipal de ensino mais próxima de sua residência.

A garantia da vaga, de acordo com o texto, será mediante a apresentação da documentação da criança ou adolescente, necessária para efetivação de matrícula, documentação a critério da secretaria da unidade escolar, documentos comprobatórios dos pais ou responsáveis, que atestem as condições de deficiência ou idade igual ou superior a 60 anos, além do comprovante de residência.

O parlamentar justifica que tal propositura tem como escopo assegurar a priorização no atendimento de crianças e adolescentes que tenham como responsáveis pessoas idosas ou com deficiência, aplicando-se por analogia a proteção e priorização legais já estabelecida a estas pessoas.

– Convém lembrar que as crianças e os adolescentes enquadram-se entre aqueles sujeitos especiais, assim como os idosos e as pessoas com deficiência, aos quais o ordenamento jurídico determina que seja dada proteção especial.

Ainda nos termos do proposto por Henrique Borges, a proposição justifica-se por se tratar de importante medida de interesse público, pois, tem o objetivo de inserir os filhos ou tutelados de pessoas com deficiência ou idosas no rol de prioridades a serem atendidas na rede pública de educação, minimizando dificuldades relacionadas a deslocamento e acessibilidade.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.