Gilvan Maximo propõe bolsa para conselheiros tutelares nas universidades federais
Caberá às Universidades Federais ofertarem 20% das vagas destinadas aos cursos de Assistência Social e Serviço Social a estes profissionais.

O deputado federal Gilvan Maximo, apresentou para apreciação no plenário da Câmara o Projeto de Lei nº 5515, através do qual busca institui a Bolsa Conselheiro Tutelar, com o objetivo de ofertar vagas nas universidades federais a membros da entidade.
Conforme consta no texto, caberá as Universidades Federais ofertarem 20% das vagas destinadas aos cursos de Assistência Social e Serviço Social a conselheiros tutelares em exercício e os eleitos.
Na justificativa, o parlamentar explica que o principal objetivo é a qualificação dos profissionais. Ele cita que a capacitação pode focar em competências técnicas ou comportamentais.
– A capacitação profissional, conjunto de iniciativas (cursos, treinamentos) que ajudam os colaboradores a desenvolverem suas habilidades profissionais. Essa capacitação pode focar em competências técnicas ou comportamentais – disse Gilvan Maximo.
O deputado ainda destaca que muitos conselheiros deixam de praticar visitas em regiões de grande risco à integridade física, devido à marginalidade. Então, a proposta serve como um incentivo e benefício diferenciado.