George Melo propõe incentivo à prática profissional de esportes eletrônicos em Roraima

Projeto do deputado George Melo pretende instituir a política de incentivo à prática profissional de esportes eletrônicos em Roraima.

Deputado estadual de Roraima, George Melo
Deputado estadual de Roraima, George Melo (Foto: TV Assembleia)

O deputado estadual de Roraima, George Melo (Podemos), apresentou no plenário da câmara o Projeto de Lei nº 189/2022, que institui a política estadual de incentivo à prática profissional de esportes eletrônicos no estado.

O projeto visa valorizar e estimular a referida prática e atividades decorrentes dela, como o comércio de hardwares e softwares e a realização de eventos competitivos, e fomentar e estimular a cidadania, valorizando a boa convivência por meio da prática de esportes eletrônicos, atingindo tanto os atletas profissionais quanto o público e atletas amadores, propiciando uma prática esportiva educativa, com foco na juventude.

O incentivo pretende também promover a modalidade esportiva cultural, unindo, por meio do ambiente virtual, povos de diversos credos, raças e identidades, combatendo formas de discriminação, e estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico do estado de Roraima, possibilitando a formação de um polo dedicado à prática de esportes eletrônicos, conforme explica George Melo no texto.

– Os eSports, como agora são conhecidos os antigos videogames, representam uma parcela degrande destaque na indústria do entretenimento. Da venda de jogos e equipamentos eletrônicos até o comércio de acessos para competições, circulam bilhões de dólares. O Brasil já é o terceiro maior em audiência mundial de torneios de eSports, com estimativa de 11,4 milhões de espectadores em 2017. Percebe-se, portanto, que há uma grande expectativa em relação ao que o mercado reserva para esta indústria por aqui – disse, e prosseguiu acerca do pontencial:

– Em todo o mundo, o número de entusiastas de eSports subiu de 90 milhões, em 2014, para quase 150 milhões, em 2016. Demonstrado o potencial dessa indústria, é preciso reforçar a ideia de que esse mercado pode facilmente se construir sozinho, mas o Estado é capaz de construir pontes para facilitar a atração de investimentos e a consolidação de um polo de eSports e uma agenda de eventos no Estado. E o primeiro passo em direção a esse objetivo é igualar os esportes eletrônicos aos esportes tradicionais, bem como os atletas profissionais de eSports aos atletas de modalidades convencionais.

George Melo argumenta também que a prática profissional de esportes eletrônicos trará benefícios sociais para os cidadãos de Roraima, motivo pelo qual pede o apoio dos pares no legislativo para que o projeto seja aprovado.

– As disposições propostas convergem no sentido de fortalecer os esportes eletrônicos e valorizar a prática profissional. Tal incentivo produzirá inúmeros benefícios sociais, culturais e econômicos aos roraimenses. Diante do exposto, considerando a relevância da matéria, conto com o apoio dos nobres pares desta Casa para a aprovação do presente projeto de lei.

Ainda nos termos do proposto, serão reconhecidas como fomentadoras da atividade esportiva as confederações, federações, ligas, associações e entidades que normatizam e difundem a prática do esporte eletrônico e, o dia 19 de outubro será instituído como Dia Estadual dos Esportes Eletrônicos e do Atleta de Esportes Eletrônicos.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Mais sobre:
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.