George Melo propõe incentivo à prática profissional de esportes eletrônicos em Roraima

Projeto do deputado George Melo pretende instituir a política de incentivo à prática profissional de esportes eletrônicos em Roraima.

Deputado estadual de Roraima, George Melo
Deputado estadual de Roraima, George Melo (Foto: TV Assembleia)

O deputado estadual de Roraima, George Melo (Podemos), apresentou no plenário da câmara o Projeto de Lei nº 189/2022, que institui a política estadual de incentivo à prática profissional de esportes eletrônicos no estado.

O projeto visa valorizar e estimular a referida prática e atividades decorrentes dela, como o comércio de hardwares e softwares e a realização de eventos competitivos, e fomentar e estimular a cidadania, valorizando a boa convivência por meio da prática de esportes eletrônicos, atingindo tanto os atletas profissionais quanto o público e atletas amadores, propiciando uma prática esportiva educativa, com foco na juventude.

O incentivo pretende também promover a modalidade esportiva cultural, unindo, por meio do ambiente virtual, povos de diversos credos, raças e identidades, combatendo formas de discriminação, e estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico do estado de Roraima, possibilitando a formação de um polo dedicado à prática de esportes eletrônicos, conforme explica George Melo no texto.

– Os eSports, como agora são conhecidos os antigos videogames, representam uma parcela degrande destaque na indústria do entretenimento. Da venda de jogos e equipamentos eletrônicos até o comércio de acessos para competições, circulam bilhões de dólares. O Brasil já é o terceiro maior em audiência mundial de torneios de eSports, com estimativa de 11,4 milhões de espectadores em 2017. Percebe-se, portanto, que há uma grande expectativa em relação ao que o mercado reserva para esta indústria por aqui – disse, e prosseguiu acerca do pontencial:

– Em todo o mundo, o número de entusiastas de eSports subiu de 90 milhões, em 2014, para quase 150 milhões, em 2016. Demonstrado o potencial dessa indústria, é preciso reforçar a ideia de que esse mercado pode facilmente se construir sozinho, mas o Estado é capaz de construir pontes para facilitar a atração de investimentos e a consolidação de um polo de eSports e uma agenda de eventos no Estado. E o primeiro passo em direção a esse objetivo é igualar os esportes eletrônicos aos esportes tradicionais, bem como os atletas profissionais de eSports aos atletas de modalidades convencionais.

George Melo argumenta também que a prática profissional de esportes eletrônicos trará benefícios sociais para os cidadãos de Roraima, motivo pelo qual pede o apoio dos pares no legislativo para que o projeto seja aprovado.

– As disposições propostas convergem no sentido de fortalecer os esportes eletrônicos e valorizar a prática profissional. Tal incentivo produzirá inúmeros benefícios sociais, culturais e econômicos aos roraimenses. Diante do exposto, considerando a relevância da matéria, conto com o apoio dos nobres pares desta Casa para a aprovação do presente projeto de lei.

Ainda nos termos do proposto, serão reconhecidas como fomentadoras da atividade esportiva as confederações, federações, ligas, associações e entidades que normatizam e difundem a prática do esporte eletrônico e, o dia 19 de outubro será instituído como Dia Estadual dos Esportes Eletrônicos e do Atleta de Esportes Eletrônicos.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Mais sobre:
Comente

Veja também
Deputado estadual de Goiás, Amilton Filho
Amilton Filho propõe Programa de Atenção às Vítimas de Estupro em Goiás

Projeto apresentado pelo deputado Amilton Filho propõe o Programa de Atenção às Vítimas de Estupro no estado de Goiás.

Vereador de Colombo-PR, Evandro França
Evandro França propõe criação de escolas bilíngues com Libras e Português, em Colombo-PR

Vereador Evandro França propõe criação de escolas bilíngues em Língua Brasileira de Sinais, Libras, e Língua Portuguesa, em Colombo, Paraná.

Vereador Leãozinho, de Montes Claros
Leãozinho requer construção de ESF no bairro Interlagos em Montes Claros-MG

Vereador Leãozinho solicita construção da Unidade de Estratégia Saúde da Família, ESF, no bairro Interlagos em Montes Claros, Minas Gerais.

Vereador de Barra do Carda, Aurean Barbalho
Aurean Barbalho requer academia para a praça do povoado Capim em Barra do Corda-MA

Por indicação do vereador Aurean Barbalho, a praça do povoado Capim, em Barra do Corda, Maranhão, será incrementada com uma academia.

Deputado federal Victor Mendes
Victor Mendes propõe anistia de até R$ 150 mil para devedores do Pronampe

Deputado Victor Mendes propõe anistia para devedores do Pronampe, Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.