Fusquinha propõe Programa de Saúde Bucal para Crianças com Transtornos Neurológicos em Porangatu-GO

Vereador Fusquinha apresenta projeto de lei que solicita implantação do Programa de Saúde Bucal para Crianças com Transtornos Neurológicos.

Fusquinha, vereador de Porangatu-GO
Fusquinha, vereador de Porangatu-GO

O vereador da cidade de Porangatu, Goiás, Fusquinha (PSDB), apresentou o Projeto de Lei n° 71/2021, visando implementar o Programa de Saúde Bucal para Crianças com Transtornos Neurológicos, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), dentre outros.

De acordo com o texto, os objetivos são a prevenção de patologias bucal, desenvolvimento da dentição sadia, a realização de exames odontológico, a implementação de ações educativas de prevenção em saúde bucal; e a divulgação dos princípios básicos de higiene. As ações que estão listadas no projeto, poderão ser desenvolvidas com a parceria da iniciativa público-privada.

O parlamentar justifica que a prevenção de doenças é feita por meio de diagnósticos precoces. Além disso, o tratamento realizado em crianças contribui para seu desenvolvimento adequado, não só físico, mas também psicológico e relacional, sendo fundamentais o tratamento odontológico e o desenvolvimento de uma dentição sadia.

– A colocação de próteses e de aparelhos ortodônticos, quando clinicamente indicados e necessários, garante a restauração da função orgânica e favorece o crescimento normal da arcada dentária.

Ainda na linha do proposto pelo vereador, outro fator é que muitas vezes crianças portadoras de transtornos neurológicos tem dificuldade em se socializar, fazendo com que muitos se neguem a fazer tratamentos odontológicos, por isso a importância de um profissional capacitado para lidar com as crianças portadoras destes transtornos.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.