Fred Linhares propõe que vítimas de violência doméstica fiquem com bens do casal na partilha do divórcio

O parlamentar defende que considerem a conduta e culpa do cônjuge agressor como causa determinante para o perdimento dos bens.

Deputado federal Fred Linhares
Deputado federal Fred Linhares (Foto: Pablo Valadares)

O deputado federal Fred Linhares, eleito pelo Distrito Federal, apresentou para apreciação dos pares o Projeto de Lei nº 5498/2023, que altera o Código Civil Brasileiro para tratar sobre divórcio em casos de violência doméstica e familiar.

De acordo com a nova alteração, comprovado caso de violência doméstica e familiar contra a mulher, reverterão à cônjuge agredida a totalidade dos bens levados para o casamento, independentemente do regime de partilha de bens adotado na constância do casamento ou união estável.

Na justificativa, o parlamentar explica que a violência doméstica contra a mulher continua persistindo no Brasil. Ele cita que pesquisa da Organização Mundial de Saúde aponta que 35% das mulheres já sofreram algum tipo de violência.

– A violência doméstica e familiar contra a mulher continua persistindo na sociedade brasileira, independente de questões culturais, raça, religião, classe social ou nível de escolaridade – disse Fred Linhares, que continuou:

– A vulnerabilidade física e social da mulher faz com que seja necessário um tratamento diferenciado às mulheres que sofrem agressão, com penalidades mais severas, multas e a união de esforços em todas as esferas, para o enfrentamento da violência doméstica contra a mulher – destacou.

O deputado defende que considerem a conduta e culpa do cônjuge agressor como causa determinante para o perdimento dos bens em favor da agredida. Assim, acarretaria penalidade legal na influência de divisão dos bens do casal.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Mais sobre:
10 comentários
  • Responder

    Deveria tb ter um adendo em caso de falsa denúncia os bens da mulher passar para o homem
    Essa é uma lei que vai motivar mais denúncias falsas

  • Responder

    A mulher não precisa de homem. Ela tem o estado e ela que case com ele .

  • Responder

    APROVEM MAIS LEIS DESSE TIPO, POR FAVOR!

    • Responder

      Os depurados criam leis mas não pensam nas consequências das falsas acusações, concordo que é benéfica para mulher que sofre violência, mas irá existir falsas acusações, e me diz o que os legisladores irão fazer com as falsas acusações? Homens, lute pelos seus direitos, nos não temos presunção de inocência nas falsas acusações, basta a mulher falar! Acho que temos que abondonar a pátria
      , e correr para um país que protege todos sem distinção com a lei da décima quarta emenda da constituição dos Estados Unidos.

  • Responder

    Essa lei vai fazer com que a mulher seja desvalorizada, pois os homens nunca vão querer constituir família com mulheres que podem fazer acusações falsas e serem beneficiadas.

  • Responder

    Quero ver quando Fred linhares arrumar uma mulher que fizer falsa acusação contral ele. E ele perder todos os seus bens. Neste dia ele vai se arrepender de ter criado essa lei.

  • Responder

    Quando Fred linhares arrumar uma mulher que faça uma falça acusação contra ele. E com isso ele perder todos seus bens. Neste dia ele vai se arrepender de ter criado esta lei.

  • Responder

    Não sou contra as leis,sou contra às leis que dá autonomia à falsas acusações.

  • Responder

    Torço muito pra que essa lei se volte contra o Fred linhares, esse deputado é um palhaço…

  • Responder

    Na minha opinião teria que ser para os dois lados pois e se uma mulher comete falsas acusação contra o marido na sua opinião deputado federal seria justo o marido abrir mão do seus bens que muitos dos casos o marido adquiriu os bens Sozinho na vida. E até provar que não cometeu tal ato que seja de agressão ou algo do tipo já é tarde porque a mulher já adquiriu todo seus bens . Deputado federal já existe muitos benefícios para a mulher. Você não acha isso?

Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.