Francisco Limma propõe instituição de seguro de vida para profissionais de segurança pública no Piauí

Deputado estadual, Francisco Limma apresenta projeto que propõe instituição de seguro de vida para profissionais de segurança pública.

Francisco Limma
Francisco Limma (Foto: Lucas Dias)

O Deputado Estadual Francisco Limma (PT), apresentou o Projeto de Lei n° 207/2021, que dispõe sobre o seguro de vida para profissionais de segurança pública do estado do Piauí.

De acordo com o texto, será obrigatória a contratação de seguro de vida para os integrantes dos órgãos de segurança pública listados no Art. 156 da Constituição Estadual. O benefício terá valor mínimo referente a doze remunerações integrais do segurado, a ser concedido em caso de falecimento, independentemente da causa.

Na justificativa, o parlamentar explica que a estratégia é permitir que o seguro de vida, tão necessário aos integrantes dos órgãos de segurança, seja coberto ou complementado com recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública.

– Em diversos estados, há o pagamento de um seguro que cobre as hipóteses de morte do policial ou do bombeiro militar em razão de ato em serviço. Porém, não é prática comum que esse seguro cubra os casos de morte do militar em razão de ato praticado ou sofrido em decorrência do dever funcional ou da condição de militar estadual – disse o deputado, que concluiu:

– Para viabilizar o proposto, inserimos uma exceção quanto a vedação para a utilização do recurso em despesas com pessoal. O que nos motiva é apresentar um proposição viável do ponto de vista constitucional e que garanta cobertura para as famílias dos integrantes dos órgão se segurança pública, independentemente da causa de sua morte.

O parlamentar exemplifica a situação de um policial e bombeiro militar que agiram em dia folga e perderam a vida. Mesmo não estando a serviço, eles tinham o dever funcional de agir, uma vez que eles não deixam de ser policial ou bombeiro quando não estão de serviço, podendo ser punidos se, em condições de atuar, se omitirem.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Mais sobre:
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.