Fausto Pinato propõe instituição do Dia Nacional do Esporte Eletrônico no Brasil

Deputado Fausto Pinato apresenta projeto de lei que solicita instituição do Dia Nacional do Esporte Eletrônico.

Deputado federal Fausto Pinato
Deputado federal Fausto Pinato

O deputado federal Fausto Pinato (PP), apresentou o Projeto de Lei nº 70/2022, pelo qual institui o Dia Nacional do Esporte Eletrônico no Brasil, a ser comemorado anualmente em 19 de outubro.

Segundo o proposto, entende-se por esporte eletrônico as atividades que fazendo uso de artefatos eletrônicos, caracterizando a competição de dois ou mais participantes ou equipes, no sistema de ascenso e descenso misto de competição, com utilização do round-robin tournament systems e o knockout systems.

São objetivos específicos do esporte eletrônico, de acordo com Fausto Pinato, promover, fomentar e estimular a cidadania, valorizando a boa convivência humana através da prática esportiva, propiciar a prática esportiva educativa, levando os jogadores a se entenderem como adversários e não como inimigos, na origem do fair play, para a construção de identidades, baseada no respeito, dar diferenciação, consubstanciado no tratamento específico como desporto não formal e profissional.

Além disso, o projeto visa desenvolver a prática esportiva cultural, unindo por meio de seus jogadores virtuais, povos diversos em torno de si, independentemente do credo, raça e divergência política, histórica ou social, combater a discriminação de gênero, etnias, credos e o ódio, que podem ser passados subliminarmente aos sujeitos-jogadores nos games, e contribuir para a melhoria da capacidade intelectual, fortalecendo o raciocínio e habilidade motora dos praticantes.

O parlamentar justifica a importância em relação à relevância social acompanhada da inclusão e ao dever constitucional do Poder Público em fomentar políticas públicas de incentivo e práticas de esporte pela população.

– Tais políticas públicas necessitam ser interpretadas de maneira extensiva, fazendo com que abranja essas novas modalidades de esporte eletrônico. Segundo dados, mais de 21 milhões de pessoas acompanham os e -Sports ao redor do Brasil, de modo que o país é líder na América Latina e o 3º maior do mundo – disse Fausto Pinato, que concluiu:

– Apesar de que o cenário encontra-se profissionalizado o suficiente, com os avanços tecnológicos das equipes e organizações, verifica-se que, não há uma definição concreta do reconhecimento do esporte eletrônico como modalidade esportiva.

Ainda conforme consta no texto, o Estado Brasileiro reconhece como fomentadora da atividade esportiva a Confederação, Federação, Liga e Entidades Associativas, que normatizam e difundem a prática do esporte eletrônico. Pelo projeto os praticantes de esportes eletrônicos passam a receber a nomenclatura de atleta.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Mais sobre:
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.