Fanta propõe Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência em Itabaiana-PB

Vereadora Fanta apresenta projeto de lei que institui a Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência, em Itabaiana.

Fanta, vereadora de Itabaiana-PB
Fanta, vereadora de Itabaiana-PB (Foto: Redes Sociais)

A vereadora da cidade de Itabaiana, Paraíba, Fanta (Cidadania), apresentou o Projeto de Lei nº 651/2022, solicitando instituição da Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência, que ocorrerá com ciclo de periodicidade anual durante a semana que compreender o dia 26 de setembro, data em que se comemora o Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência.

Os objetivos são prevenir a gravidez na adolescência, contribuir para a diminuição do índice de gravidez na adolescência, incentivar e propagar o programa de planejamento familiar ou reprodutivo, prevenir Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), e diminuir as situações de exclusão social decorrentes da gravidez precoce.

A Semana visa também informar, sensibilizar e envolver a sociedade na situação da adolescente-mãe e da paternidade precoce, conferir visibilidade social às ações pertinentes à questão, em desenvolvimento na cidade de Itabaiana, no âmbito interinstitucional, resgatar as adolescentes para a cidadania através do suporte de assistentes sociais e agentes de saúde, e incentivar o ingresso dessas jovens em programas sociais.

A parlamentar justifica que a gravidez na adolescência tornou nos últimos tempos um grande problema de saúde pública, pois apresenta sérias implicações de ordem biológica, familiar e econômica, que atinge o indivíduo isoladamente e a sociedade como um todo, limitando ou adiando projetos de vida, e um dos desfechos de uma prática sexual cada vez mais precoce e sem prevenção. Na maioria das vezes essas gravidezes ocorrem de forma não planejada e indesejada, acarretando também no aumento dos índices das DST.

– Adolescência e gravidez quando ocorrem juntas, geram grandes consequências para os adolescentes envolvidos e seus familiares. Geralmente esses jovens não estão preparados emocionalmente e financeiramente para assumir este tipo de responsabilidade que fazem com que muitos adolescentes deixem seus estudos, saiam de casa, pratiquem abortos e até mesmo em casos de desespero abandonem as crianças sem saber o que fazer, fugindo até mesmo de sua própria realidade – disse Fanta, que concluiu:

– Faz-se necessário reduzir estes índices de gravidez na adolescência, uma vez que este tema assume grande relevância social, pois se sabe que o sistema reprodutor da adolescente não está totalmente amadurecido ocorrendo maior incidência de doenças hipertensivas, partos prematuros, ruptura antecipada da bolsa e desnutrição da mãe e filho, entre outros agravantes.

Os órgãos municipais que tenham comprometimento com a questão da adolescência, em especial as secretarias municipais de saúde e atenção à pessoa com deficiência, educação e formação profissional e de assistência social, habitação e direitos do idoso, de acordo com o texto, deverão desenvolver ações sistemáticas e continuadas ao longo do ano, com vista a orientação, prevenção, e acompanhamento da gravidez na adolescência.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Deputado estadual de Goiás, Amilton Filho
Amilton Filho propõe Programa de Atenção às Vítimas de Estupro em Goiás

Projeto apresentado pelo deputado Amilton Filho propõe o Programa de Atenção às Vítimas de Estupro no estado de Goiás.

Vereador de Colombo-PR, Evandro França
Evandro França propõe criação de escolas bilíngues com Libras e Português, em Colombo-PR

Vereador Evandro França propõe criação de escolas bilíngues em Língua Brasileira de Sinais, Libras, e Língua Portuguesa, em Colombo, Paraná.

Vereador Leãozinho, de Montes Claros
Leãozinho requer construção de ESF no bairro Interlagos em Montes Claros-MG

Vereador Leãozinho solicita construção da Unidade de Estratégia Saúde da Família, ESF, no bairro Interlagos em Montes Claros, Minas Gerais.

Vereador de Barra do Carda, Aurean Barbalho
Aurean Barbalho requer academia para a praça do povoado Capim em Barra do Corda-MA

Por indicação do vereador Aurean Barbalho, a praça do povoado Capim, em Barra do Corda, Maranhão, será incrementada com uma academia.

Deputado federal Victor Mendes
Victor Mendes propõe anistia de até R$ 150 mil para devedores do Pronampe

Deputado Victor Mendes propõe anistia para devedores do Pronampe, Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.