Fanta propõe Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência em Itabaiana-PB

Vereadora Fanta apresenta projeto de lei que institui a Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência, em Itabaiana.

Fanta, vereadora de Itabaiana-PB
Fanta, vereadora de Itabaiana-PB (Foto: Redes Sociais)

A vereadora da cidade de Itabaiana, Paraíba, Fanta (Cidadania), apresentou o Projeto de Lei nº 651/2022, solicitando instituição da Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência, que ocorrerá com ciclo de periodicidade anual durante a semana que compreender o dia 26 de setembro, data em que se comemora o Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência.

Os objetivos são prevenir a gravidez na adolescência, contribuir para a diminuição do índice de gravidez na adolescência, incentivar e propagar o programa de planejamento familiar ou reprodutivo, prevenir Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), e diminuir as situações de exclusão social decorrentes da gravidez precoce.

A Semana visa também informar, sensibilizar e envolver a sociedade na situação da adolescente-mãe e da paternidade precoce, conferir visibilidade social às ações pertinentes à questão, em desenvolvimento na cidade de Itabaiana, no âmbito interinstitucional, resgatar as adolescentes para a cidadania através do suporte de assistentes sociais e agentes de saúde, e incentivar o ingresso dessas jovens em programas sociais.

A parlamentar justifica que a gravidez na adolescência tornou nos últimos tempos um grande problema de saúde pública, pois apresenta sérias implicações de ordem biológica, familiar e econômica, que atinge o indivíduo isoladamente e a sociedade como um todo, limitando ou adiando projetos de vida, e um dos desfechos de uma prática sexual cada vez mais precoce e sem prevenção. Na maioria das vezes essas gravidezes ocorrem de forma não planejada e indesejada, acarretando também no aumento dos índices das DST.

– Adolescência e gravidez quando ocorrem juntas, geram grandes consequências para os adolescentes envolvidos e seus familiares. Geralmente esses jovens não estão preparados emocionalmente e financeiramente para assumir este tipo de responsabilidade que fazem com que muitos adolescentes deixem seus estudos, saiam de casa, pratiquem abortos e até mesmo em casos de desespero abandonem as crianças sem saber o que fazer, fugindo até mesmo de sua própria realidade – disse Fanta, que concluiu:

– Faz-se necessário reduzir estes índices de gravidez na adolescência, uma vez que este tema assume grande relevância social, pois se sabe que o sistema reprodutor da adolescente não está totalmente amadurecido ocorrendo maior incidência de doenças hipertensivas, partos prematuros, ruptura antecipada da bolsa e desnutrição da mãe e filho, entre outros agravantes.

Os órgãos municipais que tenham comprometimento com a questão da adolescência, em especial as secretarias municipais de saúde e atenção à pessoa com deficiência, educação e formação profissional e de assistência social, habitação e direitos do idoso, de acordo com o texto, deverão desenvolver ações sistemáticas e continuadas ao longo do ano, com vista a orientação, prevenção, e acompanhamento da gravidez na adolescência.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.