Fábio Teruel propõe que SACs facilitem contato entre consumidores e atendentes
O parlamentar ainda destaca que o projeto obriga a opção de falar com o atendente humano logo no primeiro menu.

O deputado federal Fábio Teruel, representante do estado de São Paulo, apresentou para apreciação na Câmara o Projeto de Lei nº 5483/2023, que visa oferecer ao consumidor, no primeiro menu eletrônico do SAC, algumas opções de contato com o atendente.
De acordo com o texto, o primeiro menu eletrônico com as opções de contato com o atendente servirão para que sejam feitas reclamações e cancelamento de contratos e serviços.
Na justificativa, o parlamentar explica que no Brasil o contato entre o consumidor e empresas é repleto de desafios. Ele cita que as principais reclamações são sobre as leis que regem esta relação.
– No Brasil, a relação entre empresas e consumidores muitas vezes é marcada por desafios e dificuldades. As reclamações sobre desrespeito às leis do consumidor são frequentes e, em muitos casos, os consumidores sentem-se impotentes diante de problemas que não conseguem resolver – disse Fábio Teruel, que continuou:
– Os consumidores relatam que passam horas ao telefone, interagindo com robôs que solicitam uma série de informações, mas que raramente levam a uma resolução efetiva do problema. Além disso, a opção para falar com um atendente humano é muitas vezes difícil de encontrar – pontuou.
O deputado ainda destaca que o projeto obriga a opção de falar com o atendente humano logo no primeiro menu. Assim, os consumidores terão a opção de escolher qual a forma de atendimento é mais viável para resolver o seu problema.