Evandro França propõe criação de escolas bilíngues com Libras e Português, em Colombo-PR

Vereador Evandro França propõe criação de escolas bilíngues em Língua Brasileira de Sinais, Libras, e Língua Portuguesa, em Colombo, Paraná.

Vereador de Colombo-PR, Evandro França
Vereador de Colombo-PR, Evandro França (Foto: Redes Sociais)

O vereador da cidade de Colombo, estado do Paraná, Evandro França (Republicanos), apresentou no plenário da Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 1038/2022, cujo objetivo é a criação de escolas bilíngues em Língua Brasileira de Sinais, Libras, e Língua Portuguesa, na rede municipal de ensino.

O parlamentar ressalta a finalidade do projeto, que visa padronizar a edução e oferecê-la dignamente à comunidade de surdos e surdocegos. Para ele, escolas bilíngues promovem o convívio e integração dos alunos surdos com os não surdos, promovendo a inclusão no ambiente educacional.

– A finalidade de atender adequadamente as crianças, jovens e adultos surdos e surdocegos, no passo em que tais adaptações ainda não se consagraram, e torna-se absolutamente pertinente a proposição do presente projeto, para garantir um “padrão” de educação digna e correspondente às demandas da comunidade surda de nosso município – disse Evandro França, que continuou:

– Esta iniciativa, cria uma instituição de ensino que preserva um espaço identitário do aluno surdo, no mesmo passo em que viabiliza o convívio com alunos não surdos, uma vez ofertadas vagas para todos os alunos. O projeto, não só garante a preservação da cultura surda e viabiliza a criação de espaços de convívio mais saudáveis para a interação entre surdos e não surdos, como também apresenta uma alternativa interessante de espaço de ensino para crianças CODA (Child of Deaf Adults – Crianças Ouvintes com Pais Surdos).

Ainda nos termos do proposto por Evandro França, serão observadas na criação de escolas bilíngues, dentre outras, as seguintes diretrizes: promoção da identidade linguística e cultural da comunidade surda; garantia do ensino de Libras como primeira língua e de Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua; e atendimento prioritário aos alunos surdocegos, surdos, filhos de pais surdos ou surdocegos e familiares de surdos e surdocegos.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Deputado estadual de Goiás, Amilton Filho
Amilton Filho propõe Programa de Atenção às Vítimas de Estupro em Goiás

Projeto apresentado pelo deputado Amilton Filho propõe o Programa de Atenção às Vítimas de Estupro no estado de Goiás.

Vereador Leãozinho, de Montes Claros
Leãozinho requer construção de ESF no bairro Interlagos em Montes Claros-MG

Vereador Leãozinho solicita construção da Unidade de Estratégia Saúde da Família, ESF, no bairro Interlagos em Montes Claros, Minas Gerais.

Vereador de Barra do Carda, Aurean Barbalho
Aurean Barbalho requer academia para a praça do povoado Capim em Barra do Corda-MA

Por indicação do vereador Aurean Barbalho, a praça do povoado Capim, em Barra do Corda, Maranhão, será incrementada com uma academia.

Deputado federal Victor Mendes
Victor Mendes propõe anistia de até R$ 150 mil para devedores do Pronampe

Deputado Victor Mendes propõe anistia para devedores do Pronampe, Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

Jaqueline Silva, deputada distrital
Jaqueline Silva requer agência do ‘Na Hora’ para a Santa Maria-DF

A região administrativa de Santa Maria, Distrito Federal, poderá receber agência do “Na Hora, por indicação da deputada Jaqueline Silva.