Evandro França propõe criação de escolas bilíngues com Libras e Português, em Colombo-PR
Vereador Evandro França propõe criação de escolas bilíngues em Língua Brasileira de Sinais, Libras, e Língua Portuguesa, em Colombo, Paraná.

O vereador da cidade de Colombo, estado do Paraná, Evandro França (Republicanos), apresentou no plenário da Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 1038/2022, cujo objetivo é a criação de escolas bilíngues em Língua Brasileira de Sinais, Libras, e Língua Portuguesa, na rede municipal de ensino.
O parlamentar ressalta a finalidade do projeto, que visa padronizar a edução e oferecê-la dignamente à comunidade de surdos e surdocegos. Para ele, escolas bilíngues promovem o convívio e integração dos alunos surdos com os não surdos, promovendo a inclusão no ambiente educacional.
– A finalidade de atender adequadamente as crianças, jovens e adultos surdos e surdocegos, no passo em que tais adaptações ainda não se consagraram, e torna-se absolutamente pertinente a proposição do presente projeto, para garantir um “padrão” de educação digna e correspondente às demandas da comunidade surda de nosso município – disse Evandro França, que continuou:
– Esta iniciativa, cria uma instituição de ensino que preserva um espaço identitário do aluno surdo, no mesmo passo em que viabiliza o convívio com alunos não surdos, uma vez ofertadas vagas para todos os alunos. O projeto, não só garante a preservação da cultura surda e viabiliza a criação de espaços de convívio mais saudáveis para a interação entre surdos e não surdos, como também apresenta uma alternativa interessante de espaço de ensino para crianças CODA (Child of Deaf Adults – Crianças Ouvintes com Pais Surdos).
Ainda nos termos do proposto por Evandro França, serão observadas na criação de escolas bilíngues, dentre outras, as seguintes diretrizes: promoção da identidade linguística e cultural da comunidade surda; garantia do ensino de Libras como primeira língua e de Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua; e atendimento prioritário aos alunos surdocegos, surdos, filhos de pais surdos ou surdocegos e familiares de surdos e surdocegos.