Elcio Galvão propõe Lei de Incentivo ao Artesanato e espaço cultural em Imbituva-PR

Vereador Elcio Galvão apresenta projeto que cria Lei de Incentivo ao Artesanato e Espaço Cultural para Feira de Artesanato, em Imbituva.

Elcio Galvão, vereador de Imbituva-PR
Elcio Galvão, vereador de Imbituva-PR

O vereador da cidade de Imbituva, Paraná, Elcio Galvão (PSC), apresentou o Projeto de Lei nº 023/2021, pelo qual autoriza a criação da Lei de lncentivo ao Artesanato, e do Espaço Cultural Feira de Artesanato Hermann Scheidt no município.

Artesão é toda pessoa física que desempenha suas atividades profissionais de forma individual, associada ou cooperativada, e que produzem manualmente produtos que agregam valores culturais, sociais e artísticos, conforme consta no texto.

As técnicas de produção artesanal consistem em transformar matéria-prima, bruta ou manufaturada em produto acabado, restaurar ou reparar bens de valor artístico e confecções tradicionais de bens alimentares, que expressem criatividade e identidade cultural.

Fica pela pretensa lei autorizado o Poder Executivo a criar o espaço cultural municipal para a realização da Feira de Artesanato Hermann Scheidt, disponibilizando o espaço que é utilizado pelos produtores para expor seus produtos e derivados, localizado na Rua Joaquim Marcondes Pupo, na Praça Dr. Theodoro Newton Diedrichs, de acordo com o projeto.

O parlamentar justifica que o espaço cultural Feira de Artesanato Hermann Scheidt promoverá uma maior valorização e incentivo ao desenvolvimento do turismo de Imbituva e promoverá o pequeno comércio dos artesãos.

– Apoiar o artesanato local é uma afirmação da identidade cultural regional, dinamização da economia, do emprego em nível local e o fomento dos valores culturais e estéticos das diversas etnias e manifestações populares do povo – disse o vereador, que concluiu:

– As atividades artesanais respondem pela geração de inúmeras ocupações e renda para milhares de brasileiros, sem que haja sistemático incentivo estatal, no tocante à qualificação profissional.

Ainda nos termos do proposto por Elcio Galvão, a comercialização dos produtos artesanais sempre foi um dos maiores desafios para o artesanato, sendo necessário estabelecer mecanismos que possibilitem ao artesão ter acesso a um espaço público para promoção da sua arte e fortalecimento de micro e pequenos negócios, como forma de promover o desenvolvimento social e econômico.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.