Dr. José Fernando propõe a Semana Municipal da Saúde do Coração em Timóteo-MG

Vereador Dr. José Fernando apresenta projeto de lei que institui a Semana Municipal da Saúde do Coração, em Timóteo.

Dr. José Fernando, vereador de Timóteo-MG
Dr. José Fernando, vereador de Timóteo-MG (Foto: Redes Sociais)

O vereador da cidade de Timóteo, Minas Gerais, Dr. José Fernando (REDE), apresentou o Projeto de Lei nº 4.411/2022, pelo qual institui a Semana Municipal da Saúde do Coração, dedicada a sensibilizar e conscientizar a população acerca dos cuidados com o coração.

A campanha será realizada anualmente, na última semana de setembro, coincidindo com o Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro, passando a integrar o Calendário Oficial de Eventos do município.

Segundo o proposto, ficam autorizados os Poderes Executivo e Legislativo a realizarem palestras de esclarecimento para a população, propagandas publicitárias, distribuição de folhetos informativos e explicativos versando sobre o tema saúde do coração.

Dr. José Fernando justifica que a necessidade da conscientização se dá em virtude das doenças cardíacas serem as principais causas de morte no mundo, pois, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 17,5 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência delas, o que corresponde a 31% das mortes anuais no planeta.

– Dessa forma, é importante que a sociedade tenha ciência de que inúmeras são as doenças cardiovasculares, como por exemplo, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, arritmias cardíacas, dentre outras, para que, se conscientizem e passem a agir pela prevenção – disse o vereador, que concluiu:

– A adoção de hábitos de vida e alimentares mais saudáveis (evitando a obesidade e diabetes), por meio da prática de atividades físicas, bem como acompanhamento médico regular são as chaves para se ter uma vida melhor e mais saudável.

Nos termos do proposto por Dr. José Fernando, a realização dos eventos em Timóteo poderá envolver faculdades da região, a rede pública de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida, o Conselho Municipal de Saúde, as entidades do Terceiro Setor, por meio de convênios e parcerias, bem como, os Conselhos Regionais de Medicina, Enfermagem e Nutrição.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.