Clebes Mendes propõe o Programa Ir de Bike em Gravataí-RS

Vereador Clebes Mendes apresenta projeto de lei que propõe o Programa Ir de Bike, com instalação de bicicletários, em Gravataí.

Clebes Mendes, vereador de Gravataí-RS
Clebes Mendes, vereador de Gravataí-RS

O vereador da cidade de Gravataí, Rio Grande do Sul, Clebes Mendes (MDB), apresentou o Projeto de Lei n° 155/2021, que institui o Programa Ir de Bike, com instalação de bicicletários, destinado ao incentivo do uso de bicicletas como meio de transporte, com vistas a melhorar as condições de mobilidade urbana, mediante a promoção de meio de transporte não poluente.

Os objetivos do programa, segundo o proposto, são estimular as empresas a promoverem a utilização da bicicleta por seus funcionários e clientes, como meio de transporte saudável e eficiente, criar uma cultura favorável aos deslocamentos cicloviários, como modalidade de deslocamento eficiente e saudável.

Além disso, pretende-se desenvolver ações voltadas para a melhoria do sistema de mobilidade cicloviária, melhorar a qualidade de vida no município, e as condições de saúde da população.

De acordo com o texto, a pessoa jurídica participante do programa será denominada de Empresa Amiga do Ciclista e será responsável pela doação do suporte para o estacionamento de bicicletas.

O vereador justifica que pode-se dizer que não há um crescimento maior do número de adeptos de bicicletas exatamente pela falta de locais adequados para deixá-las e guardá-las, bem como, pela inexistência de vestiários equipados com chuveiros, e armários para guarda de objetos, etc.

– Desta feita, se faz necessário à elaboração de política de incentivo ao uso diário de bicicleta que possa criar uma cultura favorável aos deslocamentos cicloviáríos como modalidade de deslocamento eficiente e saudável – disse Clebes, que concluiu:

– Tendo em vista a melhora na mobilidade urbana, na qualidade do ar da cidade, a democratização do transporte e o bom aproveitamento dos recursos públicos investidos nessas readequações de viários e passeios.

A empresa que aderir ao programa poderá colocar a sua logomarca no estacionamento de bicicletas, como forma de divulgação da adesão e de marketing da empresa, podendo veiculá-lo em suas peças publicitárias, conforme consta no texto.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Deputado estadual Eder Lourinho
Eder Lourinho requer ambulância para a Unidade Mista de Caroebe-RR

Deputado Eder Lourinho apresenta indicação que solicita compra de uma ambulância para atender à Unidade Mista de Caroebe.

Deputada federal Rosana Valle
Rosana Valle propõe inserção de pinturas e obras de arte de artistas locais em conjuntos habitacionais e obras financiadas pelo Governo Federal

Deputada Rosana Valle apresenta projeto de lei que insere pinturas e obras de arte de artistas locais nos conjuntos habitacionais.

Deputado federal Ricardo Izar
Ricardo Izar propõe isenção de IPI de sorvetes e gelados comestíveis

Deputado Ricardo Izar apresenta projeto de lei que isenta sorvetes e gelados comestíveis do Imposto sobre Produtos Industrializados.

Gordinho da Pax, vereador de Porto Murtinho-MS
Gordinho da Pax requer ônibus escolar e construção de ponto para alunos de Matadouro em Porto Murtinho-MS

Vereador Gordinho da Pax indica entrada de ônibus no Matadouro para buscar alunos, e construção de um ponto de ônibus em Porto Murtinho.

Deputado federal Altineu Côrtes
Altineu Côrtes propõe alteração da Lei do Serviço Militar para promover inserção de jovens no mercado de trabalho

Deputado Altineu Côrtes apresenta projeto de lei que altera a Lei do Serviço Militar para promover inserção dos jovens no mercado de trabalho.