Cláudio Ávila propõe concessão de auxílio-natalidade em Gravataí-RS

O auxílio-natalidade será uma modalidade de previsão e proteção social básica de caráter suplementar e temporário.

Vereador Cláudio Ávila
Vereador Cláudio Ávila (Foto: redes sociais)

O vereador Cláudio Ávila, da cidade de Gravataí, Rio Grande do Sul, apresentou no plenário da Câmara Municipal o Projeto de Lei nº34/2023, pelo qual propõe a concessão de auxílio-natalidade como política assistencial aos beneficiados.

Conforme proposto pelo parlamentar, o auxílio-natalidade será uma modalidade de previsão e proteção social básica de caráter suplementar e temporário, que integra organicamente as garantias do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), com fundamentação nos princípios de cidadania e nos direitos sociais e humanos.

De acordo com projeto, o auxílio deverá alcançar famílias com necessidades do nascituro, apoio à mãe nos casos de natimorto e morte do recém nascido, e apoio à família no caso da morte da mãe.

Na justificativa, Cláudio Ávila explica que o auxílio consiste no trabalho social com famílias, tendo a finalidade de fortalecer a função protetiva da família. Além disso, visa prevenir a ruptura de seus vínculos, promover acesso a direitos e contribuir na melhoria da qualidade de vida dos integrantes.

– O benefício eventual é uma modalidade de provisão de proteção social básica de caráter suplementar e temporário que integra organicamente garantias do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, com fundamentação de cidadania e nos direitos sociais e humanos – disse Cláudio.

O vereador explica ainda que o auxílio é um prestação temporária não contributiva, de assistência social, em dinheiro ou bens de consumo, uma forma de reduzir a vulnerabilidade provocada por nascimento de um novo membro.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.