Cabo Gilberto Silva propõe assistência psicológica às mulheres mastectomizadas na Paraíba

Deputado estadual, Cabo Gilberto Silva propõe assistência psicológica às mulheres mastectomizadas, no estado da Paraíba.

Cabo Gilberto, deputado estadual da Paraíba
Cabo Gilberto, deputado estadual da Paraíba

O deputado estadual Cabo Gilberto Silva (PSL), apresentou o Projeto de Lei n° 3.350/2021, que dispõe sobre a assistência psicológica às mulheres mastectomizadas no estado da Paraíba, visando a prevenção e a redução de sequelas decorrentes do processo cirúrgico.

Conforme proposto pelo parlamentar, o direito previsto se aplica a todas as mulheres que comprovarem ter se submetido à cirurgia de mastectomia em unidade pública de saúde, com ou sem esvaziamento axilar.

Na justificativa, o deputado explica que a forma como a mulher vai responder à mastectomia é individual e pode estar relacionada a alguns fatores como idade, autoadmiração, estrutura de ego, estado emocional e situação socioeconômica. Ele ressalta a importância do suporte psicológico no processo.

– É de grande relevância que todas as pacientes diagnosticadas com câncer de mama tenham um adequado suporte psicológico durante todas as fases do tratamento e incertezas quanto à doença, pois sua recorrência e disseminação metastática promovem nas pacientes um forte desgaste emocional, que pode ser beneficiado pela avaliação e acompanhamento psicológico – disse Cabo Gilberto, que concluiu:

– Pesquisas mostram que as mulheres com câncer de mama, incluindo as que passaram pela experiência da mastectomia, submetidas ao acompanhamento psicológico obtiveram ganhos significativos, tais como melhora no estado geral de saúde, melhora na qualidade de vida, melhor tolerância aos efeitos adversos da terapêutica oncológica (cirurgia, quimioterapia e radioterapia) e melhor comunicação entre paciente, família e equipe.

A assistência psicológica de que trata a futura lei será realizada de acordo com o quadro clínico de cada paciente, cabendo aos profissionais de saúde definir que técnica de intervenção será aplicada, bem como o número de sessões a serem ministradas.

O Poder Público poderá regulamentar a possível lei, inclusive, celebrando parcerias e convênios com os municípios, com objetivo de ampliar a rede de atendimento psicológico para as mulheres mastectomizadas.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.