Beto Richa propõe que restaurantes e lanchonetes informem valor calórico de alimentos
O parlamentar explica que em 2019 o Ministério da Saúde indicou que a prevalência da obesidade na população brasileira já era de 20,3%.

O deputado federal Beto Richa, representante do estado do Paraná, apresentou para apreciação na Câmara o Projeto de Lei nº 5419/2023, através do qual solicita a obrigatoriedade de restaurantes, lanchonetes e assemelhados a informar o valor calórico dos alimentos comercializados.
Na justificativa, o parlamentar explica que em 2019 o Ministério da Saúde indicou que a prevalência da obesidade na população brasileira já era de 20,3%. Ele cita as consequências deste problema para as pessoas que estão acima do peso.
– A obesidade não apenas aumenta a carga sobre ossos e articulações, causando seu desgaste precoce, como também, mais grave, é um fator de risco para uma série de condições de saúde, incluindo diabetes tipo 2, hipertensão, doenças cardiovasculares, certos tipos de câncer e outras complicações metabólicas – disse Beto Richa.
O deputado ainda destaca que a população consome cada vez mais esses alimentos com alto teor calórico, e que os estabelecimentos de comércio de alimentos são, portanto, parte importante deste problema.