Beto Faro propõe avaliação periódica de trabalhadores expostos a agrotóxicos
O senador destaca que há vários anos, sequer, realizam uma pesquisa para saber sobre existência de resíduos de agrotóxicos nos alimentos.

O senador Beto Faro, eleito pelo estado do Pará, apresentou para apreciação no plenário o Projeto de Lei nº 5304/2023, através do qual solicita que o empregador realize avaliação periódica de saúde e análise laboratorial para trabalhadores expostos a produtos agrotóxicos.
Conforme consta no texto, os empregadores deverão notificar eventuais casos suspeitos aos setores de vigilância epidemiológica das Secretarias Municipais, Secretarias Estaduais de Saúde e aos Sindicatos Profissionais.
Na justificativa, o parlamentar explica que o Brasil é o país que mais utiliza agrotóxicos. Ele destaca que várias moléculas de extrema toxicidades foram proibidas ou banidas em outros países.
– Para completar o quadro abusivamente permissivo para os venenos agrícolas no país, os controles públicos sobre as atividades relacionadas aos agrotóxicos são marcados pela frouxidão – disse Beto Faro.
O senador ainda destaca que há vários anos, sequer, realizam uma pesquisa para saber sobre existência de resíduos de agrotóxicos nos alimentos. Além disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS), constatou que com as medidas de prevenção evitariam 40% das mortes por câncer.