Beto dos Assados propõe utilização de pneus para produção de asfalto ecológico em Palhoça-SC

Vereador Beto dos Assados propõe utilização de borracha proveniente de pneus inservíveis na massa asfáltica, em Palhoça.

Beto dos Assados, vereador de Palhoça-SC
Beto dos Assados, vereador de Palhoça-SC (Foto: Redes Sociais)

O vereador da cidade de Palhoça, Santa Catarina, Beto dos Assados (Avante), apresentou o Projeto de Lei n° 0253/2021, que dispõe sobre a utilização de borracha proveniente de pneus inservíveis na massa asfáltica, o denominado asfalto ecológico.

De acordo com o texto, o Poder Executivo poderá adotar em todas as suas obras e serviços, salvo justificativa técnica, massa asfáltica que contemple, em sua composição, de 03 a 05 por cento de borracha proveniente da reciclagem de pneus inservíveis, adquiridos no município Palhosence.

O licenciamento de novos empreendimentos privados, que tenham em seus projetos a previsão de pavimentação de superfícies, conforme consta no texto, fica condicionado à utilização da massa asfáltica composta por borracha proveniente dos referidos pneus.

O parlamentar justifica que o asfalto ecológico é considerado uma ótima alternativa, que concilia o desenvolvimento urbano com qualidade, durabilidade e segurança, em sintonia com a preservação da natureza, no qual adiciona borracha triturada dos pneus na massa asfáltica. Ele fala sobre as vantagens.

– As vantagens do asfalto ecológico são inúmeras como a durabilidade da vida útil de 40% a 50% maior do que o asfalto comum; maior aderência com o pneu, redução da aquaplanagem, bem como contribui para a redução dos alagamentos decorrente das enxurradas, vez que possui maior permeabilidade entre a massa asfáltica e o solo – disse Beto, que concluiu:

– Então, a mistura desse tipo de material na massa asfáltica só trará vantagens, além de contribuir com o descarte responsável e sustentável desses pneus inservíveis, que é um problema ambiental não só de nosso município, mas tem proporções mundiais e, todos são sabedores que a degradação desse tipo de material é muito lenta e a consequência disso são os grandes danos causados ao meio ambiente e principalmente a saúde pública, devido ao seu alto potencial de contaminação.

Ainda segundo o proposto, na impossibilidade da prefeitura produzir a própria massa asfáltica com o composto de borracha, o Executivo Municipal poderá adequar os processos licitatórios de compra da massa asfáltica nos termos desta futura lei, exigindo ainda que os pneus inservíveis utilizados na produção pela empresa vencedora da licitação sejam provenientes do município.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.