Arllan Dourado propõe o Dia do Desapego Consciente em São Lourenço da Mata-PE

Vereador Arllan Dourado apresenta projeto de lei que institui o Dia do Desapego Consciente, em São Lourenço da Mata.

Arllan Dourado, vereador de São Lourenço da Mata-PE
Arllan Dourado, vereador de São Lourenço da Mata-PE (Foto: Redes Sociais)

O vereador da cidade de São Lourenço da Mata, Pernambuco, Arllan Dourado (PSB), apresentou o Projeto de Lei n° 077/2021, que institui o Dia do Desapego Consciente, que ocorrerá uma vez ao mês em cada uma das regiões da cidade, visando arrecadar e doar objetos que poderão servir para famílias carentes.

O objetivo, de acordo com o texto, é promover na sociedade uma educação ambiental duradoura através do descarte consciente de materiais em adequadas condições de reutilização, evitando o desperdício e geração de lixo no meio ambiente.

O parlamentar justifica que a busca pelo consumo irrestrito resulta numa sociedade que busca tecnologia descartando objetos em lugares impróprios, causando um impacto ambiental que degrada o ecossistema. Esses descartes são geradores de grandes lixões a céu aberto, ocorrendo impactos negativos sobre o meio ambiente, originando sérios problemas à saúde.

– Além disso, a chuva desloca estes objetos pelas vias públicas, ocasionando contratempos no sistema de drenagem, obstruindo galerias e canais, provocando alagamentos. Sem os cuidados convenientes, os materiais descartados constituem problemas sanitários, como a proliferação de roedores e focos do mosquito Aedes Aegypti – disse Arllan, que concluiu:

– A limpeza pública deve ser encarada como um compromisso de grande importância por parte da prefeitura e da sociedade, por isso urge campanhas de orientação e conscientização da necessidade de medidas para que a população possa doar objetos que poderão ser reutilizados por outras famílias.

Segundo o proposto, consideram-se objetos os brinquedos, calçados, roupas, equipamentos de informática, móveis, livros, eletrodomésticos, geladeiras, fogões, máquinas de lavar, colchões, material de higiene e limpeza, utensílios domésticos, e sobras de materiais de construção em condições de reutilização, desde que possam ser recolhidos manualmente, sem o auxílio de equipamentos.

A campanha consiste em coletar materiais oriundos do descarte consciente da população em todo âmbito do município e promover a correta destinação final, conforme consta no texto. Para o cumprimento dos propósitos da futura lei, o Poder Público Municipal, em parceria com outras entidades, poderá efetuar as campanhas que estão listadas no projeto.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.