Antônio Vaz propõe Campanha Estadual Idosos Órfãos de Filhos Vivos no Mato Grosso do Sul

Deputado Antônio Vaz apresenta projeto de lei que institui a Campanha Estadual Idosos Órfãos de Filhos Vivos, no Mato Grosso do Sul.

Deputado estadual Antônio Vaz
Deputado estadual Antônio Vaz

O deputado estadual Antônio Vaz (Republicanos), apresentou o Projeto de Lei n° 407/2021, visando implementar a Campanha Estadual Idosos Órfãos de Filhos Vivos, a ser realizada anualmente no mês de outubro, no Estado do Mato Grosso do Sul.

Os objetivos, de acordo com o projeto, são alertar sobre o problema do abandono afetivo da pessoa idosa, conscientizar a população sobre a importância de manter os laços afetivos com idosos, promover ações que tragam qualidade de vida deles, divulgando seus direitos.

A campanha visa também sensibilizar toda a sociedade e, em especial, professores, pesquisadores, profissionais de saúde, psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais e estudantes, quanto à importância da conscientização sobre os cuidados para com os idosos, e as consequências que o abandono afetivo pode ocasionar.

O parlamentar justifica que a letra fria da legislação não basta nem substitui a necessária e indispensável conscientização das pessoas sobre a importância de se preservar as relações familiares, e o bem que elas proporcionam, principalmente aos idosos.

– Nos tempos atuais, o tema em apreço ganha relevância, visto que a sociedade moderna impõe cada vez mais uma cultura de independência e autonomia às pessoas, o que impacta negativamente no modo de vida de toda a família.

Ainda segundo o proposto, considera-se abandono afetivo qualquer omissão de cuidado emocional à pessoa idosa por parte de filho ou responsável legal em suprir suas necessidades afetivas, tais como ausências de visitas periódicas, não comparecimento em datas comemorativas da vida do idoso, ausência de contato telefônico ou qualquer outro meio eletrônico, e outras situações que a psicologia caracterize como abandono afetivo.

Durante a Campanha Estadual Idosos Órfãos de Filhos Vivos serão promovidos eventos, palestras, aulas, seminários, e serão produzidos materiais educativos, como maneira de acessar o conhecimento, a reflexão e a conscientização da sociedade sobre tema, conforme consta no texto.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Mais sobre:
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.