Anginha de Valdecy propõe institução de uso do Cordão de Girassol em Limoeiro do Norte-CE

O Cordão de Girassol é um instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas com Deficiências Ocultas.

Anginha de Valdecy, vereadora de Limoeiro do Norte-CE
Anginha de Valdecy, vereadora de Limoeiro do Norte-CE (Foto: Redes Sociais)

A vereadora Anginha de Valdecy, de Limoeiro do Norte, Ceará, apresentou o Projeto de Lei nº 030/2023, que institui no município o uso do “Cordão de Girassol” como instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas com “Deficiências Ocultas”.

De acordo com o texto do projeto, deficiência oculta é aquela de natureza mental, intelectual ou sensorial, capaz de impossibilitar a participação plena e efetiva na sociedade, quando em igualdade de condições com as demais pessoas.

O uso do cordão é facultativo, e para adquiri-lo, a pessoa deve apresentar comprovação da deficiência através de documentos médicos, e demonstrar a necessidade de acompanhante.

Na justificativa, a parlamentar explica que as pessoas com deficiência oculta estão diariamente buscando sua inclusão na sociedade, através de ações muitas vezes com resultados estressantes e desgastantes para todos os envolvidos. Ela deu detalhes sobre o Cordão de Girassol.

– O Cordão de Girassol já é um instrumento de identificação de pessoas com Deficiência Oculta reconhecido e aprovado em diversos países e recentemente em algumas cidades no Brasil. Assim, por apresentar uma aprovação por órgão e entidades ligadas ao apoio e amparo à essas pessoas e seus familiares, entendemos que seja esse o instrumento adotado de forma a padronizar e universalizar essa identificação no Município – disse Ânginha, que continuou:

– Por meio do uso do Cordão de Girassol, as pessoas que apresentarem Deficiência Oculta estarão enviando uma mensagem discreta para as equipes dos estabelecimentos públicos ou privados de que elas poderão necessitar de suporte especial em virtude de suas limitações, que muitas vezes não podem ser percebidas imediatamente – afirmou.

A vereadora afirmou ainda que o cordão será um meio de facilitar o cumprimento dos direitos legais das pessoas. Além disso, uma forma de contribuir com o bem-estar e inclusão deste público.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.