André Janones propõe criminalizar ameaça e agressão contra trabalhadores de Uber, Ifood e semelhantes

O parlamentar explica que muitos parceiros de aplicativos, como Ifood e Uber, estão sendo vítimas de discriminação em suas atividades.

Deputado federal André Janones
Deputado federal André Janones

O deputado federal André Janones, representante do estado de Minas Gerais, apresentou no plenário da Câmara o Projeto de Lei nº 4447/2023, através do qual pretende criminalizar ameaça e agressão contra o trabalhador no exercício do labor.

Na justificativa, o parlamentar explica que alguns trabalhos estão se adaptando à modernidade, e muitos parceiros de aplicativos, como Ifood e Uber, estão sendo vítimas de discriminação no exercício de suas atividades.

– Hoje no Brasil, as relações de trabalho estão se adaptando à modernidade, e muitos prestadores de serviços, tidos como parceiros de aplicativos como a Uber e o Ifood, são diariamente vítimas de discriminação durante o exercício da profissão – disse André Janones, que continuou:

– São inúmeros casos que tem se tornado notícia no Brasil, são xingamentos, ofensas, agressões, discriminação e até mesmo casos de racismo, contra o trabalhador durante a prestação do serviço – pontou.

O parlamentar destaca que a regra do Ifood determina que os entregadores não devem subir em apartamentos para deixar o alimento na porta do cliente. Entretanto, ao cumprir o que consta na determinação, muitos deles acabam sendo vítimas de agressão e ameaça.

Janones relembrou que, recentemente, durante a participação em um Podcast, um influente jornalista, que só na rede social “X”, possui mais de 715 mil seguidores, relatou ter agredido um entregador parceiro do aplicativo Ifood, porque o mesmo teria se recusado a subir pra entregar a sua comida na porta.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Mais sobre:
Comente

Veja também
Deputado estadual Cleitinho Azevedo
Cleitinho critica o STF por linguagem neutra em escolas públicas e privadas

Para o senador do Republicanos mineiro, existem questões mais urgentes a serem tratadas, enquanto o STF julga contra o povo.

Senadora Leila Barros
Bancada Feminina no Senado tem nova líder

A senadora Leila Barros (PDT-DF) agradeceu a confiança das demais senadoras e se disse consciente do desafio de liderar a bancada.

Simples Nacional
Microempresas com receita anual de até R$ 96 mil poderão ficar isentas de impostos do Simples Nacional

A proposta será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação, e o relator, deputado Jorge Goetten (PL-SC), recomendou a aprovação.

Desenrola Fies, programa do governo federal
Desenrola Fies: estudantes devem procurar Caixa ou BB até 30 de maio para renegociar

Audiência debaterá os critérios adotados pelo governo para renegociar dívidas de alunos com o Fundo de Financiamento Estudantil, Fies.