André Janones propõe assistência psicológica obrigatória para servidores da segurança pública

O parlamentar explica que a atuação na área de segurança pública ocasiona um alto nível de estresse, e exposição a situações traumáticas.

Deputado federal André Janones
Deputado federal André Janones

O deputado federal, André Janones, eleito pelo estado de Minas Gerais, apresentou para apreciação do plenário o Projeto de Lei nº 2573/2023, que determina obrigatoriedade de assistência psicológica para servidores da segurança pública.

Conforme consta no texto, o Estado deve oferecer serviços de assistência psicológica, em locais apropriados, e ter profissionais especializados em psicologia, devidamente registrados no Conselho da classe, aptos oferecerem o atendimento.

Na justificativa, o parlamentar explica que a atuação na área de segurança pública ocasiona um alto nível de estresse, além da exposição a situações traumáticas e desafios constantes, o que impactam na saúde mental dos servidores.

– A assistência psicológica é fundamental para garantir a estabilidade emocional, prevenir transtornos mentais e promover a qualidade de vida desses profissionais. A ausência de suporte psicológico adequado pode resultar em problemas como estresse crônico, transtorno de ansiedade, depressão e até mesmo suicídio – disse André Janones, que prosseguiu:

– Portanto, é imprescindível que o Estado assuma a responsabilidade de prover assistência psicológica gratuita e contínua aos servidores da segurança pública, reconhecendo sua importância para a preservação da saúde mental e o desempenho eficaz desses profissionais.

O deputado ainda destaca que a implementação da lei contribuirá para uma melhor imagem da instituição de segurança pública. Assim, promoverá um ambiente de trabalho saudável e valorizará o bem-estar dos servidores.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Mais sobre:
Comente

Veja também
Deputado estadual Cleitinho Azevedo
Cleitinho critica o STF por linguagem neutra em escolas públicas e privadas

Para o senador do Republicanos mineiro, existem questões mais urgentes a serem tratadas, enquanto o STF julga contra o povo.

Senadora Leila Barros
Bancada Feminina no Senado tem nova líder

A senadora Leila Barros (PDT-DF) agradeceu a confiança das demais senadoras e se disse consciente do desafio de liderar a bancada.

Simples Nacional
Microempresas com receita anual de até R$ 96 mil poderão ficar isentas de impostos do Simples Nacional

A proposta será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação, e o relator, deputado Jorge Goetten (PL-SC), recomendou a aprovação.

Desenrola Fies, programa do governo federal
Desenrola Fies: estudantes devem procurar Caixa ou BB até 30 de maio para renegociar

Audiência debaterá os critérios adotados pelo governo para renegociar dívidas de alunos com o Fundo de Financiamento Estudantil, Fies.