Alexandre Frota propõe concessão de 13º salário aos beneficiários do BPC

Deputado Federal, Alexandre Frota propõe abono natalino, 13º salário, aos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Alexandre Frota
Alexandre Frota

O Deputado Federal Alexandre Frota (PSDB/SP), apresentou o Projeto de Lei n° 2.237/2021, que dispõe sobre a concessão de abono natalino, equivalente ao 13º salário, aos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Segundo o proposto, o beneficiário tem direito ao abono no mês de dezembro, no valor de um salário mínimo, proporcional ao número de meses do ano em que recebeu o benefício, sendo considerado mês completo, quando recebido o equivalente a, no mínimo, 16 dias.

Na justificativa, o parlamentar usa exemplo de uma família, composta pelo casal e três filhos pequenos, sendo um deficiente. Somente o marido trabalha, com renda mensal de um salário mínimo, até porque a mãe tem que cuidar do filho deficiente que precisa de cuidados especiais. Além disso, deixa claro que só o salário da mãe não é suficiente para todas as despesas da família.

– São milhares, quiçá centena de milhares de famílias nestas condições pelo Brasil. São pessoas paupérrimas, que enfrentam muitas dificuldades e carências na vida diária, e que chegam passar por um estado de miserabilidade – disse o deputado, que concluiu:

– Por esses motivos estamos certos de que devemos aumentar a proteção social dessas famílias deveras fragilizadas aumentando a transferência de renda, afinal nosso país é o segundo com maior concentração de renda no planeta, onde o 1% mais rico da sociedade concentra 28,3% da renda total do país.

O Benefício de Prestação Continuada atende o deficiente permanente e o idoso acima de 65 anos, que comprove não possuir meios de prover a própria manutenção, nem de tê-la provida por sua família. Isso significa morar em família com renda per capita de até 1/4 do salário mínimo.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Mais sobre:
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.