Abou Anni propõe correção no salário dos cobradores de ônibus de transporte coletivo urbano

Deputado Abou Anni apresenta projeto que corrige os salários dos cobradores de ônibus de transporte coletivo em grandes municípios.

Deputado federal Abou Anni
Deputado federal Abou Anni (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

O deputado federal Abou Anni (PSL), apresentou o Projeto de Lei nº 327/2022, através do qual dispõe sobre o salário profissional de cobradores de ônibus de transporte coletivo urbano em municípios com mais de 150.000 habitantes.

Segundo o proposto, o salário profissional estabelecido na pretensa lei, que é de R$ 2.300,00, será corrigido anualmente pelo valor consolidado do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), divulgado pela Fundação Getúlio Vargas, ou por outro que venha a substituí-lo.

O parlamentar justifica que os cobradores de ônibus de transporte coletivo urbano representam uma categoria de extrema importância para a dinâmica social no País, que é caracterizado pela predominância do transporte por veículos automotores.

– Poucas são as grandes cidades que podem contar com algum outro modal de transporte coletivo que não seja o realizado de forma quase exclusiva por intermédio dos ônibus – disse o deputado, que concluiu:

– Esses trabalhadores estão em constante exposição aos riscos inerentes a uma profissão que lida com público extremamente diverso, com o estresse cotidiano do trânsito, com o calor, com o ruído, com a inalação de gases poluentes e com diversos outros fatores que cooperam para tornar o exercício laboral cotidiano uma profissão de alto impacto na saúde física e mental dos trabalhadores.

Ainda nos termos do proposto por Abou Anni, os grandes municípios são capazes de assegurar uma distribuição de rotas que geram a rentabilidade necessária para custear tais salários. Vale lembrar também que as grandes cidades contam com tráfego urbano que intensifica as pressões sobre os trabalhadores.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Mais sobre:
Comente

Veja também
Deputado estadual Cleitinho Azevedo
Cleitinho critica o STF por linguagem neutra em escolas públicas e privadas

Para o senador do Republicanos mineiro, existem questões mais urgentes a serem tratadas, enquanto o STF julga contra o povo.

Senadora Leila Barros
Bancada Feminina no Senado tem nova líder

A senadora Leila Barros (PDT-DF) agradeceu a confiança das demais senadoras e se disse consciente do desafio de liderar a bancada.

Simples Nacional
Microempresas com receita anual de até R$ 96 mil poderão ficar isentas de impostos do Simples Nacional

A proposta será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação, e o relator, deputado Jorge Goetten (PL-SC), recomendou a aprovação.

Desenrola Fies, programa do governo federal
Desenrola Fies: estudantes devem procurar Caixa ou BB até 30 de maio para renegociar

Audiência debaterá os critérios adotados pelo governo para renegociar dívidas de alunos com o Fundo de Financiamento Estudantil, Fies.