Saque emergencial do FGTS será liberado na próxima semana; veja calendário

O saque emergencial do FGTS será a partir da quarta-feira (20), e seguirá o calendário conforme mês de aniversário dos beneficiários.

Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)
Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)

Na próxima quarta-feira (20), iniciará o período de saque emergencial do FGTS, que foi liberado pelo governo a todos os trabalhadores que possuam saldo, que poderão sacar até R$ 1.000,00, seguindo o calendário de pagamento, que se estenderá até 15 de junho. Os valores serão liberados semanalmente, conforme o mês de aniversário dos beneficiários.

As prioridades serão as contas referentes a contratos de trabalho extintos, iniciando pela conta de menor saldo. Em sequência, serão as demais contas vinculadas, que terão o mesmo início. O trabalhador que preferir não sacar o valor poderá solicitar que a operação seja desfeita automaticamente pelo aplicativo FGTS, ou aguardar até o dia 15 de dezembro, quando os valores não movimentados retornarão para a sua conta sem nenhum prejuízo.

Consulta

Para consultar as informações sobre o valor e data, os trabalhadores poderão utilizar o aplicativo do FGTS, as agências ou site da Caixa Econômica Federal, ou pedir por SMS. Se optar pela consulta no site da Caixa será necessário informar o NIS (PIS/PASEP), que está disponível na Carteira de Trabalho.

Os valores serão creditados na conta corrente, poupança, ou conta poupança digital, que será aberta automaticamente pelo Caixa Tem, para aqueles que não possuem conta na Caixa Econômica Federal. Após o recebimento, o beneficiário poderá realizar pagamentos de contas e boletos, utilizar o cartão de débito virtual para compras, ou ainda, fazer transferências do saldo para outras contas.

Calendário do saque emergencial do FGTS

O calendário do depósito do FGTS inicia dia 20 de abril e vai até 15 de junho, seguindo a ordem do mês de nascimento de cada beneficiário, conforme listado abaixo.

  • Nascidos em Janeiro: depósito 20 de abril
  • Nascidos em Fevereiro: depósito 30 de abril
  • Nascidos em Março: depósito 04 de maio
  • Nascidos em Abril: depósito 11 de maio
  • Nascidos em Maio: depósito 14 de maio
  • Nascidos em Junho: depósito 18 de maio
  • Nascidos em Julho: depósito 21 de maio
  • Nascidos em Agosto: depósito 25 de maio
  • Nascidos em Setembro: depósito 28 de maio
  • Nascidos em outubro: depósito 01 de junho
  • Nascidos em novembro: depósito 08 de junho
  • Nascidos em dezembro: depósito 15 de junho

Como sacar o FGTS emergencial antecipadamente?

Os beneficiários que desejarem realizar o saque antes da data estipulada no calendário da Caixa Econômica Federal têm a possibilidade de recorrer a outras instituições financeiras, como Itaú Unibanco e Santander, mas contará com uma taxa de juros mensal fixa, que deverá ser avaliada com cuidado pelo solicitante. 

De acordo com o diretor do Itaú Unibanco, Alexandre Borin, a nova modalidade de crédito traz mais oportunidades para quem tem algum imprevisto orçamentário, despesa adicional ou precisa colocar as contas em dia, já que não gera gastos mensais e nem compromete a renda, além de não interferir na contratação de outros empréstimos.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Mais sobre:
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.