Walter Júnior requer reflorestamento das margens e nascentes de rios em Caçu-GO

Vereador Walter Júnior requer reflorestamento das margens e nascentes de rios e palestras de conscientização em Caçu.

Walter Júnior, vereador de Caçu-GO
Walter Júnior, vereador de Caçu-GO (Foto: Câmara Municipal de Caçu)

O vereador da cidade de Caçu, Goiás, Walter Júnior (MDB), apresentou o Requerimento nº 28/2022, solicitando o reflorestamento das margens e nascentes de rios, e realização de palestras de conscientização ambiental aos produtores rurais do município.

O parlamentar justifica que no caso do reflorestamento nas margens, além da função física, de construção civil, de segurar a barranca com suas raízes, as espécies plantadas também protegem a vegetação lateral do rio, que é a chamada mata ciliar, além de não perder solo, que pode assorear o rio.

– De mais a mais, a floresta replantada na margem do rio também ajuda a alimentar os peixes, porque dali saem insetos, frutas e folhas. No caso das nascentes, o reflorestamento tem por objetivo evitar o ressecamento dos olhos d’água – disse Walter Júnior, que concluiu:

– Outrossim, a nascente de água é aquela água que brota no solo. Se deixamos ela exposta ao sol ou com uma cultura por cima que não está integrada com o regime hídrico, ela vai secar. Sendo assim, a solução é devolver às nascentes as espécies típicas dali, de forma a proteger as fontes de água.

Ainda nos termos do proposto por Walter Júnior, é necessário conscientizar os produtores sobre a importância dessas margens e nascentes, oferendo palestras de conscientização ambiental com objetivo de estimular a transformação do pensamento do público em relação às questões ambientais e promover ações sustentáveis. Ele defende apresentar o valor do meio ambiente às vidas e o impacto que degradação pode causar.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.