Walmir da Fisioterapia propõe Programa Municipal de Coleta e Reciclagem de Óleos e Gorduras em Cambará-PR

Vereador Walmir da Fisioterapia propõe criação do Programa Municipal de Coleta e Reciclagem de Óleos e Gorduras, em Cambará.

Walmir da Fisioterapia, vereador de Cambará-PR
Walmir da Fisioterapia, vereador de Cambará-PR (Foto: C.Roberto Francisquini)

O vereador da cidade de Cambará, Paraná, Walmir da Fisioterapia (PSD), apresentou o Projeto de Lei nº 008/2022, pelo qual solicita a criação do Programa Municipal de Coleta e Reciclagem de Óleos e Gorduras usadas de origem vegetal ou animal, de uso culinário e seus resíduos.

O programa tem o objetivo de proteger o meio ambiente, dispondo sobre medidas de reaproveitamento a fim de minimizar os impactos ambientais que o despejo inadequado pode ocasionar, e, ainda, destinar corretamente resíduos poluentes e recicláveis, aumentar a oferta de energia limpa e renovável, preservar as redes coletoras de águas pluviais e estações de tratamento de esgotos, de acordo com o texto.

Os estabelecimentos abrangidos pela pretensa lei, bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis, fabricas e industrias de Cambará, ficam obrigados a afixar cartazes em locais visíveis, informando sobre os perigos do descarte inadequado do óleo de cozinha e da gordura de uso animal ou vegetado, além de se colocar como posto de coleta dos descartes para os óleos e gorduras de uso residencial.

O parlamentar justifica que o projeto visa, além do destino correto do óleo, criar nas pessoas a conscientização para promover a preservação do meio ambiente. Tem-se que, ao destinar corretamente estes resíduos poluentes e recicláveis, aumenta-se a oferta de energia limpa e renovável e, ao mesmo tempo, preservam-se as redes coletoras de águas pluviais e estações de tratamento de esgoto, pois muitas pessoas ainda têm o hábito de jogar o produto na pia da cozinha.

– O programa apresentado vai além da coleta do produto, já que poderá ser firmada uma parceria também com empresas privadas e trabalhadores autônomos, que atuam com reciclagem, para que possam recolher o produto nos pontos de coleta e, assim, dar o seu destino correto, seja para produção de sabão e detergentes, seja para outro meio de forma sustentável, revelando-se uma forma de gerar renda – disse o vereador.

Ainda nos termos do proposto por Walmir da Fisioterapia, trata-se de mais uma forma de contribuir com a preservação do meio ambiente, um tema tão importante que nas últimas décadas passou a ser prioridade em qualquer agenda de discussão e, por isso, o Poder Público deve se mobilizar e apresentar propostas e alternativas de preservação a esse bem tão precioso.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.