Wallber Virgolino propõe gratuidade na emissão de segunda via de documentos pessoais roubados ou furtados na Paraíba

Deputado Wallber Virgolino propõe gratuidade na emissão de segunda via de documentos pessoais que foram roubados ou furtados, na Paraíba.

Deputado estadual Wallber Virgolino

O deputado estadual Wallber Virgolino (PATRI), apresentou o Projeto de Lei nº 3.495/2021, solicitando a isenção do pagamento de taxas para confecção e emissão de segunda via de documentos de identificação pessoal, que tenham sido roubados ou furtados, cuja expedição seja atribuição de órgão ou ente público estadual, no Estado da Paraíba.

Segundo o proposto, para ter direito à isenção de que trata a futura lei, a vítima deverá apresentar ao órgão público emissor o respectivo boletim de ocorrência policial, no qual deverá constar o número dos documentos roubados ou furtados.

O parlamentar justifica que, com a escalada da violência, as autoridades públicas, com o tempo perderam o controle sobre os casos de subtração criminosa dos bem materiais dos cidadãos, entre os quais, os documentos de identificação pessoal.

– Assim, em razão desta perda de controle do estado em razão de sua ação ineficiente no policiamento ostensivo e na repressão aos crimes comuns contra o patrimônio, o Poder Público não pode se beneficiar, de alguma forma, por aquilo que lhe competia combater – disse Wallber, que concluiu:

– E é precisamente o que acontece toda vez que uma vítima se vê obrigada a recolher aos órgãos públicos taxas para a confecção e de emissão de novos exemplares dos documentos de identificação pessoal que lhe foram subtraídos.

Aquele que, para obter a isenção, realizar comunicado falso à autoridade acerca da ocorrência de crime de roubo ou furto de documentos, de acordo com o projeto, deverá pagar, além das taxas correspondentes para a emissão, multa no valor de R$ 1.000,00, sem prejuízo da responsabilização civil e criminal.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.