Tuika indica fiscalização visando replantio de árvores nas áreas ciliares desmatadas em Cianorte-PR

Vereador da cidade de Cianorte, Tuika solicita fiscalização visando o replantio de árvores em áreas ciliares desmatadas.

Tuika
Tuika

O vereador da cidade de Cianorte-PR, Tuika (PV), apresentou a Indicação n° 1322/2021, sugerindo à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, estudos da possibilidade de efetuar fiscalização em propriedades rurais que possuem rios e nascentes onde foram retiradas as matas ciliares, para que os proprietários possam estar respeitando a lei e fazendo o replantio destas árvores e vegetação ao longo do curso do rio ou minas d’água dentro de suas propriedades.

Na justificativa, o parlamentar explica que a mata ciliar consiste numa vegetação nativa e espécie do gênero área de preservação permanente e fornece relevante contribuição para evitar a escassez da água, já que a planta auxilia na retenção desse recurso hídrico pelo solo.

– Fica localizada às margens de rios, nascentes, lagos e represas e tem por escopo a proteção do solo e da água, evitando a erosão, o assoreamento e a poluição, já que dificulta a chegada dos dejetos materiais até o curso d’água.

Cianorte, dona de um polo industrial forte e diversificado, está a 541 quilômetros de distância da capital e de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem 84.980 habitantes. A atração principal são as matas verdes, usadas para trilhas e caminhadas, já que o município é dono de uma das maiores florestas urbanísticas do Brasil.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Mais sobre:
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.