Tchê propõe instituição do Dia da Policial Militar Feminina no Acre
Deputado Tchê apresenta projeto de lei que institui o Dia da Policial Feminina no Acre, a ser comemorado anualmente no dia 6 de outubro.

O deputado estadual Tchê (PDT), apresentou o Projeto de Lei nº 15/2022, através do qual institui o Dia da Policial Militar Feminina do Estado do Acre, a ser comemorado anualmente no dia 06 de outubro.
O parlamentar justifica que a Polícia Militar do estado do Acre é uma das instituições mais antigas da estrutura pública. Apresenta como objetivo a manutenção da ordem por meio de policiamento ostensivo, a fim de prevenir e reprimir a ocorrência de delitos, dentre outras atividades, como a educação de crianças e adolescentes, pelo Programa de Resistência às Drogas (Proerd), por exemplo. Ele fala sobre as mulheres na polícia.
– Em 1998, com a unificação dos quadros masculino e feminino, as mulheres foram empregadas nos mais variados tipos de policiamento, atuando em todos os batalhões, podendo chegar até o mais alto posto da corporação: o de coronel – disse o deputado Tchê.
Ainda nos termos do proposto, a inserção das mulheres na Polícia Militar traz a sensação da polícia de aproximação, de ampliação e especialização. Um olhar mais humano lançado sobre as situações do dia a dia, mas que não se confunde com tolerância a erros ou a fraqueza.
Ademais, essas mudanças valorizam a inteligência, inovação e a capacidade de resolver conflitos com excelência, qualidades encontradas naturalmente na natureza da mulher.