Servidores públicos federais terão reajuste salarial de 5%

Governo concede reajuste salarial de 5% para servidores públicos federais a partir de julho, e medida impactará no orçamento de 2022.

Presidente Jair Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes
Presidente Jair Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes

O Governo Federal anunciará em breve a concessão de reajuste salarial de 5% para todos os servidores públicos federais. Foi reservado o montante de R$ 1,7 bilhão para reajustes salariais neste ano de 2022, mas o aumento impactará R$ 6 bilhões a mais no estipulado no orçamento, o que fará com que o Governo estude cortes em outras áreas.

O aumento não suprirá a inflação acumulada, que já é superior a 20%. A medida não terá impedimento na lei eleitoral, pois, o aumento será para correção da defasagem inflacionária. Entretanto, deverá entrar em prática até julho, porque a Lei de Responsabilidade Fiscal só permite aumento da remuneração até, no máximo, seis meses antes do término do mandato.

De início, a ideia era contemplar apenas os policiais federais, policiais rodoviários federais, agentes penitenciários, servidores da Receita Federal e agentes do Banco Central. Porém, com a aproximação das eleições de 2022, o presidente Jair Bolsonaro decidiu contemplar todas as categorias, incluindo os militares das Forças Armadas.

Reajuste de 5% não agrada

O reajuste de 5% não agradou servidores públicos, inclusive, algumas classes já estão com as atividades paralisadas há alguns dias. Um exemplo são os funcionários do Banco Central, que já estão em greve desde o dia 28 de março. O presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central, em entrevista, falou sobre o assunto.

– O reajuste de 5% é muito pequeno diante da inflação acumulada no governo Jair Bolsonaro já ser superior a 20%. Se concretizada, essa proposta pode significar o início de negociação, mas, para nós, é insuficiente – disse Fabio Faiad.

Os auditores da Receita Federal, com paralisação aprovada desde dezembro de 2021, estão em operação padrão e não concordaram com o percentual oferecido, que está bem abaixo da inflação. O presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal de São Paulo, Paulo Oshiro, declarou que os auditores pedem mais do que um reajuste salarial.

Oficialização

A definição do percentual de 5% ocorreu nesta quarta-feira (13), em uma reunião do presidente Jair Bolsonaro com o ministro da Economia, Paulo Guedes. A medida deverá ser oficializada na próxima semana, e a correção iniciará no mês de julho.

Quem não é visto não é lembradoNoticie seu projeto
Comente

Veja também
Pereira, vereador de Cabedelo-PB
Pereira solicita instalação de bebedouros na Praça Açaí em Cabedelo-PB

O parlamentar explica que o principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores agregando mais benefícios.

Vereador Zé Duda
Zé Duda solicita patrolamento e encascalhamento para a Avenida Tancredo Neves em Vilhena-RO

O parlamentar explica que a avenida está em péssimas condições de tráfego, cheia de buracos, situação que pode ocasionar acidentes no local.

Vereador Edmilson Andrade
Edmilson Andrade solicita reforma de escola em Porangatu-GO

O parlamentar revela que a estrutura da Escola Municipal da Capelinha do Cruzeiro não traz segurança aos que lá estudam e trabalham.

Vereadora Soraia Balieiro
Soraia Balieiro requer ambulatório especializado em climatério e menopausa em Resende-RJ

A criação do ambulatório prevê o desenvolvimento de ações educacionais em parceria com a OAB e unidades educacionais.

Vereador Gilson Mensato
Gilson Mensato solicita serviços para a Rua da Coruja em Ibiporã-PR

O parlamentar destaca que os moradores da região solicitaram manutenções como o desentupimento e limpeza dos bueiros na via.